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Tipo: Dissertação
Título: Inserção Profissional dos Egressos dos Programas de Educação Tutorial (PET) em Administração, Biologia, Economia Doméstica e Nutrição da UFV
Analysis of Professional Insertion of Graduates of the Tutorial Education Programs (PET) in Administration, Life Sciences, Home Economics and Nutrition of UFV
Autor(es): Silva, Maria Luiza Gazolla Reis
Abstract: Este estudo buscou analisar a inserção profissional dos egressos do Programa de Educação Tutorial (PET), o qual consiste em um programa do Governo Federal Brasileiro desenvolvido no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), que visa promover a qualidade do ensino de graduação pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A pesquisa buscou investigar se o PET tem cumprido seu papel no sentido de influenciar a inserção e o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos seus egressos, contribuindo para uma formação que os prepara para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Na fundamentação teórica foram abordados os conceitos de educação tutorial; indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão; e pedagogia libertadora. Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo descritiva, de natureza qualiquantitava, utilizando o questionário como instrumento de coleta, sendo esta realizada via Web. Os sujeitos da pesquisa foram os ex-petianos dos Grupos PET dos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Economia Doméstica e Nutrição da Universidade Federal de Viçosa. Para o tratamento dos dados qualitativos utilizou-se da análise de conteúdo, e para os quantitativos a análise descritiva (frequência e percentual) e ainda a correlação de Spearman, usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Com base nos resultados chegou- se ao seguinte perfil dos ex-petianos: somente trabalha (57,1%); atua na área de formação (90,6%); levou menos de seis meses para ingressar no primeiro emprego (55,5%); trabalha em empresas públicas (54,1%); a principal área de atuação é a educacional (52,7%); considera-se “muito satisfeito” com a sua situação profissional (48,4%); cursou ou está cursando pós- graduação (79,9%); permaneceu no PET por mais de 25 meses (65,0%); domina idioma estrangeiro (67,9%); 50,5% dos participantes avaliam o PET como “excelente”; e 48,1% consideram que o PET influenciou sua trajetória profissional com “muita intensidade”. Conclui-se que, na percepção dos egressos, as vivências metodológicas proporcionadas pelo trabalho tutorial, pela indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão e pela perspectiva da pedagogia libertadora fizeram com que o Programa de Educação Tutorial, de fato, se tornasse um diferencial na formação dos participantes dessa pesquisa.
This study aimed to analyze the employability of graduates of the Tutorial Education Program (PET), which consists of a Brazilian federal government program developed under the Higher Education Institutions (HEIs), which seeks to promote the quality of undergraduation teaching based in the principle of indivisibility of Teaching, Research and Outreach. The research sought to investigate if PET has fulfilled its role to influence the insertion and academic, professional and personal development of its graduates, contributing to an education that prepares them to the labor market increasingly demanding and competitive. In the theoretical foundation were discussed the tutorial educational concepts; the indivisibility of teaching- research-outreach; and the liberating pedagogy. The survey type developed was descriptive, with quali-quantitative nature, using questionnaire as a data collection instrument, and performed via internet. The subjects were graduated “petianos” from PET Groups of Administration Courses, Life Sciences, Home Economics and Nutrition of Federal University of Viçosa. For the treatment of qualitative data was used content analysis, and for the quantitative data were used descriptive analysis (frequency and percentage); and also the Spearman correlation using the software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Based on the results came to the following profile of graduated “petianos”: only works (57.1%); operates in the training area (90.6%); took less than six months to join the first job (55.5%); works in public companies (54.1%); the main area of expertise is education (52.7%); he/she considered "very satisfied" with their work situation (48.4%); attended or is attending graduation course (79.9%); stayed in PET for more than 25 months (65.0%); dominates foreign language (67.9%); 50.5% of graduates assess PET as "excellent"; and 48.1% believe that PET influenced their career with "a lot intensity”. In conclusion, in the perception of graduates, the methodological experiences offered by the tutorial work, by the integration of teaching-research-outreach triad and by the prospect of liberating pedagogy, the Tutorial Education Program, in fact, became a differential in the formation of the participants of this research.
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Ocupações
Ensino superior
Universidades e facultades
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: SILVA, Maria Luiza Gazolla Reis. Inserção Profissional dos Egressos dos Programas de Educação Tutorial (PET) em Administração, Biologia, Economia Doméstica e Nutrição da UFV. 2015. 171f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6279
Data do documento: 18-Mar-2015
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