Sobre o Locus

O Repositório Institucional da Universidade Federal de Viçosa, denominado Locus, está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. A adoção pela UFV desse modelo de gestão para documentos digitais possibilita maior visibilidade, valorização, preservação e divulgação da sua produção intelectual, o que contribui para a sistematização de uma política de disseminação, bem como a disponibilização à sociedade dos resultados de suas atividades de pesquisa, criação e inovação.

Entende-se por repositórios digitais bases de dados, incluindo documentos em texto completo, em formatos digitais e acessíveis pela Internet. Repositórios institucionais são aqueles mantidos por instituições de ensino e pesquisa, com vistas ao arquivamento e disseminação de sua produção científica, acadêmica e cultural. Uma das definições mais conhecidas é que um repositório institucional consiste em um conjunto de serviços que a Instituição oferece para os membros da sua comunidade com vistas ao gerenciamento e disseminação do material digital criado por seus membros.

Na Universidade Federal de Viçosa, o Locus está sendo concebido como um sistema de informação que reúne, preserva, divulga e permite o acesso à produção intelectual e acadêmica da comunidade universitária, com a finalidade de: preservar e ampliar a visibilidade da produção científica, tecnológica, histórica, cultural e artística; facilitar o acesso à produção técnica e acadêmica; potencializar o intercâmbio com outras instituições; otimizar a gestão de investimentos em pesquisa; contribuir com a elaboração de indicadores da produção cientifica e tecnológica institucional e apoiar os processos de ensino-aprendizagem por meio do acesso facilitado ao conhecimento.