Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13073
Tipo: Artigo
Título: Um novo olhar sobre a cidade: A experiência de construção do Atlas Escolar histórico e geográfico de Viçosa (MG)
Autor(es): Faria, André Luiz Lopes de
Assis, Angelo Adriano Faria de
Fernandes Filho, Elpídio Inácio
França, Michelle Millanez
Portes, Raquel de Castro
Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do projeto Atlas Histórico e Geográfico de Viçosa (MG). O artigo procura demonstrar as etapas na produção de um mapa digital e sua função no processo ensino-aprendizagem. O uso de novas tecnologias é um importante aliado neste processo, podendo trazer para docentes e discentes novas possibilidades. Os mapas referentes ao uso e ocupação dos solos, altimetria, Bacia Hidrográfica do Turvo e São Bartolomeu, Estradas, distritos e localidades do Município, Viçosa – Bairros e fotografia aérea do centro e bairros adjacentes são apresentadas em anexo, ao final deste artigo. Como próximo passo, os docentes e discentes das escolas do Município serão convidados a participar. O Método utilizado será o participativo, colocando os envolvidos em contato direto com o processo de construção do Atlas, garantindo um material que realmente atenda aos interesses dos envolvidos e realmente contribua com o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Atlas Escolar
Geoprocessamento
História e geografia
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo5vol9-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13073
Data do documento: Jan-2009
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo5vol9-1.pdftexto completo2,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.