Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13629
Tipo: Artigo
Título: A tecnologia multimídia ERGOSHOW como prática na formação de conceitos quanto a ergonomia, saúde e segurança no trabalho e na busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida na família
Autor(es): Zanuncio, Sharinna Venturim
Mafra, Simone Caldas Tavares
Rebelo, Francisco
Barreto, Maria de Lourdes Mattos
Abstract: A saúde e segurança do trabalhador devem ser trabalhadas desde cedo com crianças e adolescentes, na perspectiva de que sejam adultos mais conscientes quanto a estes aspectos, isto é o que pretende o ERGOSHOW, um jogo multimídia, para transmitir conteúdos da Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Assim, o objetivo deste estudo foi discutir a importância e a contribuição dos meios multimídia como facilitador no processo ensino-aprendizagem, de crianças entre 12 e 14 anos, no que se refere à instrumentalização e construção de conceitos sobre a temática SST. Para alcance dos objetivos foram utilizados, questionários, entrevistas e o software ERGOSHOW. Sendo que para análise dos dados foram consideradas as falas dos entrevistados e o desempenho das crianças, quando da utilização do referido software. Obtendo-se como principal resultado que o uso de ferramentas multimídias no aprendizado da temática SST, se apresentou como estimulador ao aprendizado, principalmente quando se considera o relato dos pais quanto ao comportamento diferenciado das crianças após o desenvolvimento das atividades.
It is believed that health and safety of workers should be worked early on with children and adolescents from the perspective of adults who are more aware of these aspects by providing them with health and quality of life in their daily lives, ie what want the ERGOSHOW. The choice of media means for transmitting content of Ergonomics, Health and Safety (OHS) is justified due to the great popularity of computer games are among the public of the study, thereby providing a greater assimilation of content worked. The objective of this study was to discuss the importance and contribution of multimedia resources as a facilitator in the teaching-learning of children and adolescents between 12 and 14 years, especially with regard to instrumentation and building concepts on the subject SST. To achieve the objectives were used, questionnaires, semi-structured interviews and ERGOSHOW software. Since for data analysis were considered the interviewees' discourse and performance by the children, when using such software. Could notice that the use of multimedia tools in the learning of thematic SST with children, is presented as a stimulator of learning, especially when considering the reports of parents about the different behavior of children after the development of activities, such as correcting their positions to the computer, amount of material carried in the backpacks, among others. In addition to understanding by parents, the importance of working concepts of early SST with children equipping them and preparing them for a healthier future is in daily individual or business.
Palavras-chave: Saúde e segurança no trabalho
Qualidade de vida
ERGOSHOW
Tecnologias multimídias
Família
Editor: Revista Brasileira de Economia Doméstica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://www.oikos.ufv.br/index.php/oikos/article/view/51
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13629
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
51-480-1-PB.pdftexto completo512,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.