Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/13875
Tipo: | Artigo |
Título: | A escola sob o olhar das crianças que frequentam um ambiente construtivista |
Autor(es): | Costa, Bethania de Assis Barreto, Maria de Lourdes Mattos |
Abstract: | Este artigo apresenta parte de uma pesquisa sobre as representações de escola em crianças na educação infantil. Os dados analisados referem-se às ideias de crianças entre 5 e 6 anos de idade, que frequentam um ambiente escolar construtivista, sobre a escola. O método utilizado na pesquisa foi o Método Clínico, e os dados foram coletados por meio de entrevista clínica. Os dados obtidos sofreram análise qualitativa e as respostas dos sujeitos agrupadas em subcategorias. Os resultados demonstram que as crianças compreendem a escola a partir dos aspectos que podem ser observados diretamente no contexto escolar. Suas explicações estão baseadas no que tem na escola, aspectos físicos e/ou humanos; no que se faz na escola, atividades e rotina; bem como os sentimentos e vivências em relação à instituição. As representações das crianças também ressaltam a importância do brincar e dos espaços externos como elementos que não podem faltar em uma boa escola. This article is part of research on the representation of school children in kindergarten. The data analyzed refers to the ideas of children between 5 and 6 years of age, who attend a school environment constructivist. The Clinical Method of Piaget's research was used for data collection and analysis. The data were subjected to qualitative analysis, and the children’s answers were grouped into subcategories. The results show that children understand the school from the aspects that can be observed directly in the school context. The explanations are based on what they have in school, physical and human aspects; as it does at school, and routine activities, as well as the feelings and experiences related to the institution. The representations of children also underline the importance of play and outdoor spaces as elements that are vital in a good school. |
Palavras-chave: | Representação de escola Conhecimento social Ambiente escolar |
Editor: | Revista Brasileira de Economia Doméstica |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/79 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13875 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
79-479-1-PB.pdf | texto completo | 369,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.