Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13948
Tipo: Artigo
Título: Adição de fontes de nitrogênio e de duas linhagens de levedura na fermentação alcoólica para produção de cachaça
Autor(es): Pereira, Alexandre Fontes
Silva, Paulo Henrique Alves
Pinheiro, Patrícia Fontes
Braga, Leonel Martins
Pinheiro, Carlos Alexandre
Abstract: Neste trabalho foi avaliada a influência de duas linhagens de levedura (baixa fermentação (Saflager) e alta fermentação (Safbrew)) e três fontes de nitrogênio (sulfato de amônio, peptona de caseína e um pool de aminoácidos) nas concentrações 5 g.L^ -1 e 25 g.L^ -1 , na composição do mosto durante a fermentação para produção da cachaça. As propriedades físico-químicas avaliadas foram: pH, acidez total, teor de sólidos solúveis e teor alcoólico, em amostras coletadas em 12, 24, 48, 72 e 96 horas de fermentação. As amostras de cachaça produzidas foram analisadas por cromatografia a gás, sendo que os alcoóis superiores, propan-1-ol, álcool isobutílico e álcool isoamílico tiveram comportamentos diferentes para as linhagens de leveduras de baixa fermentação e alta fermentação. A maior produção de etanol por consumo de substrato foi obtido pela linhagem de levedura Saflager (baixa fermentação) na fonte de nitrogênio sulfato de amônio, na concentração de 5 g.L^ -1 , nos mostos de cachaça.
Palavras-chave: Fermentação
Nitrogênio, Leveduras
Cachaça.
Editor: Revista de Engenharia Química e Química
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/article/view/23
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13948
Data do documento: 1-Jun-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
23-186-1-PB.pdftexto completo177,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.