Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17128
Tipo: Artigo
Título: O papel dos mapas conceituais na educação médica
Autor(es): Gomes, Andréia Patrícia
Dias-Coelho, Udson Chandler
Cavalheiro, Priscila de Oliveira
Siqueira-Batista, Rodrigo
Abstract: No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.
As part of the medical education, due to the compelling changes required to produce a professional who learns how to learn, the meaningful learning construct proposed by David Ausubel provides a true contextualization of the knowledge needed for medical practice, allowing in this way a more effective learning and allowing it to be used in an interdisciplinary and complex context. Accordingly, this manuscript aims to present the role of concept maps in medical education.
Palavras-chave: Aprendizagem
Mapas Conceituais
Educação Médica
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000200018
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17128
Data do documento: 18-Jun-2010
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo601,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.