Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17659
Tipo: Artigo
Título: Estudo de mercado de iogurte da cidade de Belo Horizonte/MG
Autor(es): Ribeiro, Milene Moreira
Minim, Valéria Paula Rodrigues
Minim, Luis Antônio
Arruda, Aline Cristina
Ceresino, Elaine Berger
Carneiro, Helena Cristina Ferrer
Cipriano, Paula de Aguiar
Abstract: O estudo do perfil dos consumidores e dos fatores envolvidos no processo de compra do iogurte é uma ferramenta importante na identificação dos diferentes segmentos desse mercado e de suas potencialidades. Assim, neste trabalho entrevistaram-se 387 consumidores de iogurte, residentes em Belo Horizonte - MG, que responderam os questionários estruturados. Os resultados foram analisados de forma descritiva, e para verificar a correlação entre características sociodemográficas com o perfil de consumo aplicou-se a análise de correlação de Pearson. Os resultados indicaram que o iogurte sabor morango apresenta maior aceitação pelos consumidores, que a categoria light/diet possui grande parte do seu público consumidor (54%). Segundo a pesquisa, 39,9% dos respondentes que não consomem iogurte light/diet disseram não consumi-lo por não gostar desse produto. Isto revela a importância de pesquisas para desenvolvimento de iogurte light/diet visando à melhoria da qualidade sensorial. O fato de não ver necessidade de consumir o produto foi apontado como um dos principais motivos por não consumir iogurte da categoria light/diet. A qualidade, a marca e o preço apresentaram grande importância na conquista de mercado, sendo os três principais atributos observados no momento da compra de iogurte na cidade estudada. Analisando a correlação entre consumo e fator sociodemográfico, observou-se que a renda e a idade influenciam tanto na frequência de consumo de iogurte quanto no consumo do produto na versão light/diet.
The study of consumers´ profile and the factors involved in the moment of purchasing yogurt is an important tool for identifying different market segments and their potentialities. Therefore, the aim of this study was to interview 387 yogurt consumers residing in the city of Belo Horizonte MG, Brazil, using structured questionnaires. The results were analyzed in a descriptive way. Pearson´s correlation was applied in order to verify the correlation between sociodemographic characteristics and the consumers´ profile. The results indicated that strawberry flavored yogurt shows the greatest acceptance among consumers and the category of light/diet represents a great part of the consumers' preferences (54%). According to the survey, 39,9% of the respondents that do not consume light/diet yogurts stated that they do not appreciate these products. These results shows the importance of carrying out research to develop light/diet yogurt with improved sensorial quality. One of the main reasons pointed out for consumers not to eat light/ diet yogurt is that they do not see the need for consuming it. In the city the research took place, quality, brand and price had the greatest importance in the act of purchasing, since these were the three main attributes reported to have been observed in the moment of the purchase.The analysis of the correlation between consumption and socio-demographic factors showed that income and age influence both the frequency of yogurt consumption and the consumption of the light/diet version of the product.
Palavras-chave: Iogurte
Consumidores
Pesquisa de mercado
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2010000200003
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17659
Data do documento: Jan-2010
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo237,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.