Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/17991
Tipo: | Artigo |
Título: | Pierre Bourdieu and medical education |
Autor(es): | Gomes, Andréia Patrícia Rego, Sergio |
Abstract: | The contemporary discussion about the transformation of the training of health professionals has focused primarily on the change in method. This article discusses this issue in the light of Pierre Bourdieu's theoretical contributions - habitus, field, symbolic capital, symbolic violence and reproduction. The conclusion is drawn that pedagogical change alone is not enough to change the profile of medical graduates. A discussão contemporânea sobre a transformação da formação de profissionais de saúde tem dado grande ênfase à mudança de método como sua questão principal. Este artigo discute tal questão à luz das contribuições teóricas - habitus, campo, capital simbólico, violência simbólica e reprodução - de Pierre Bourdieu. Conclui-se que isoladamente a mudança pedagógica não é suficiente para mudar o perfil do egresso. |
Palavras-chave: | Medical education Staff teaching Teaching |
Editor: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200014&lng=en&tlng=en http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17991 |
Data do documento: | 23-Abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.