Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20032
Tipo: Artigo
Título: Avaliação econômica comparativa de sistemas de produção de gado de corte sob condições de risco no Mato Grosso do Sul
Autor(es): Simões, Andre Rozemberg Peixoto
Moura, Altair Dias de
Rocha, Denis Teixeira da
Abstract: O presente trabalho objetivou analisar comparativamente a eficiência econômica e o risco associado a sistemas de produção de gado de corte nas fases de cria, recria e engorda na região do Alto Pantanal (MS). Para isso, estimou-se a eficiência econômica de cada sistema, seguida da simulação desta sob condições de risco, por meio do método de Monte Carlo. A análise econômica determinística dos sistemas de produção apontou o sistema de recria como o de melhor resultado econômico, enquanto o sistema de engorda apresentou o pior resultado, com margem líquida e lucro/ha negativos. Já a análise dos resultados econômicos sob condições de risco revelou o sistema de cria como o de menor risco, com o sistema de engorda sendo o menos estável, com probabilidade de 28,70% de apresentar lucro negativo. O sistema de recria apresentou os melhores níveis de lucro (R$/ha), seguido pelo de engorda e de cria. Levando em consideração os aspectos de risco e rentabilidade, os resultados sugerem que o pecuarista que desenvolve o ciclo completo estaria adotando um portfólio de negócio que traria estabilidade à empresa em termos de risco e possibilitaria ganho mediano entre os três sistemas analisados.
Palavras-chave: Avaliação econômica
Risco
Pecuária de corte
Mato Grosso do Sul
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/97
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20032
Data do documento: 19-Jan-2007
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo152,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.