Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/22101
Tipo: Tese
Título: Teoria substantiva do uso do crédito pelas famílias de classe C
Substantive theory of credit use by C-class families
Autor(es): Luiz, Gilberto Venâncio
Abstract: Esta tese teve como objetivo analisar como as experiências com o crédito vivenciadas pelas famílias da Classe C se relacionam com os aspectos sociais e simbólicos inerentes ao cotidiano dessas famílias. Além disso, buscou-se apresentar uma teoria substantiva sobre o uso do crédito que refletisse a importância dessa forma de pagamento na vida das famílias desta classe. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada a abordagem metodológica da Grounded Theory, que tem como foco a construção de teorias substantivas com base em dados coletados e analisados sistematicamente. A coletada de dados, realizada na cidade de Viçosa, MG, no período de 20 de setembro de 2016 a 10 de novembro de 2017, foi feita por meio de entrevistas, observações e notas de campo. As entrevistas foram realizadas com os cônjuges em suas residências e, posteriormente, gravadas e transcritas. No final do procedimento de amostragem teórica, chegou-se a um corpus de 13 famílias. Os conteúdos das entrevistas foram examinados com base na análise de conteúdo, seguindo-se os procedimentos de codificação constitutivos da Grounded Theory. Para o gerenciamento e codificação dos dados, foi utilizado o software Atlas/Ti 8.0, que é um programa criado para realização de pesquisa com base na Grounded Theory. Ao longo da pesquisa de campo e do processo de codificação, chegou-se a um modelo teórico composto por 11 categorias: processo decisório, fatores influenciadores do uso do crédito, problemas com o uso do crédito, administração do orçamento familiar, experiências com o crédito, saber usar, sonhos de consumo e perspectivas, dualidade de sentimentos, aspectos gerais de uso do crédito, dilema crédito versus poupança e os significados do crédito, além da categoria central denominada “ambivalência do crédito”. Observou-se, pela análise das entrevistas, que o crédito era percebido como algo que tem dois lados, um positivo e o outro negativo, ou seja, algo ambivalente. Essa percepção era consequência das experiências pessoais, de parentes e de amigos em relação ao uso do crédito, podendo estas ser positivas ou negativas. Assim, quando se trata do uso do crédito, as famílias o representam como algo ambivalente, em que os aspectos positivos e negativos estão sempre presentes na mente das pessoas. Com base nas experiências vivenciadas e no significado do crédito, definiu-se a hipótese geral do modelo teórico como: “em um ambiente caracterizado pela aceitação do crédito, as famílias de Classe C transferem significados ao crédito por meio de experiências positivas e negativas obtidas por meio do uso deste”. Esse significado ambivalente do crédito gerava nos participantes da pesquisa uma dualidade de sentimentos: a alegria na realização da compra do bem desejado e a preocupação com o pagamento das parcelas. Outro resultado encontrado foi que o crédito tinha importância significativa na realização dos sonhos e desejos de consumo das famílias pesquisadas, evidenciando a sua relação com o projeto de vida desse estrato da população. Por fim, pode-se concluir que as experiências em relação ao uso do crédito pelas famílias da Classe C são repletas de significados, positivos e negativos, que são frutos das vivências dessas famílias e das pessoas à sua volta. Além disso, a utilização do crédito tem relação com o projeto de vida dessas famílias e com questões psicológicas, como os sentimentos positivos e negativos envolvidos nesse processo.
The objective of this study was to analyze the way in which Class C families dealt with the credit related to the social and symbolic aspects inherent in the daily life of these families. This work also attempted to present a substantive theory on the use of credit that reflected the importance of this form of payment in the lives of families in this economic class. To achieve the proposed objectives, the Grounded Theory methodological approach was used, focusing on the construction of substantive theories based on data collected and analyzed systematically. Data collection, held in the city of Viçosa, state of Minas Gerais over the period from September 20, 2016 to November 10, 2017, was carried out by means of interviews, observations and field notes. The interviews were conducted with the spouses in their homes and later recorded and transcribed. At the end of the theoretical sampling procedure, a 13- family corpus was reached. The contents of the interviews were examined based on a content analysis, followed by the coding procedures constituting Grounded Theory. For the management and codification of the data, it was used the software Atlas/Ti 8.0, which was created to conduct studies based on Grounded Theory. Throughout the field research and the codification process, it was reached a theoretical model made up of 11 categories: decision-making process, factors influencing the use of credit, issues on the use of credit, family budget management, credit experiences, knowledge on the use, desires of the consumers and perspectives, duality of feelings, general aspects of the use of credit, credit versus savings dilemma, and credit meanings, as well as the central category named “credit ambivalence.” It was observed from the interview analysis that credit was perceived as having two sides, one positive and the other negative, that is, something ambivalent. This perception was a consequence of the personal experiences of relatives and friends in relation to the use of credit, which may be positive or negative. Thus, when it comes to the use of credit, families represent it as something ambivalent, in which positive and negative aspects are always present in people's minds Based on the experiences lived by the families and the meaning of credit, the general hypothesis of the theoretical model was defined as: “In an environment characterized by the acceptance of credit, Class-C families transfer meanings to credit through positive and negative experiences obtained by using it.” This ambivalent meaning of credit generated a duality of feelings in the participants of the research: the joy in the accomplishment of the purchase of the desired good and the concern with the payment of the installments. Another result was that the credit had significant importance in the realization of the dreams and desires of consumption of the evaluated families, evidencing its relationship with the life project of this stratum of the population. Finally, it can be concluded that the experiences regarding the use of credit by the C-class families are full of positive and negative meanings, which are fruit of the experiences of these families and the people around them. In addition, the use of credit relates to the life project of these families and to psychological issues, such as the positive and negative feelings involved in this process.
Palavras-chave: Família - Aspectos econômicos
Consumo (Economia)
Créditos
Classe média
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Doméstica
Citação: LUIZ, Gilberto Venâncio. Teoria substantiva do uso do crédito pelas famílias de classe C. 2018. 258 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22101
Data do documento: 6-Abr-2018
Aparece nas coleções:Economia Doméstica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.