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Tipo: Dissertação
Título: Aplicação do modelo de regressão logística em dados de rendimento do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM
Application of the logistic regression model in performance data from the National High School Exam - Enem
Autor(es): Mariz, Eveline Júnia Brant
Abstract: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado pela primeira vez em 1998. Atualmente, o exame ocupa posição de destaque no sistema nacional de avaliação, composto também pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, conhecido como SAEB, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), além de possuir elevada aceitação por parte da sociedade e ser a principal ferramenta de seleção de alunos para ingresso no Ensino Superior. Diante desta importância, o Enem merece ser estudado, avaliado e debatido cientificamente através de diferentes metodologias e sob o prisma dos diversos ramos da ciềncia. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a participação de variáveis de características pessoais, educacionais e socioeconômicas no rendimento dos candidatos na prova do Enem a partir de um modelo de regressão logística multinomial. O modelo estudado levou em considera ̧c a ̃ o quinze variáveis identificadas no banco de dados do Enem e identificou uma rela ̧c a ̃ o sempre positiva entre o rendimento dos candidatos, a renda, a escolaridade da mãe e cursar o Ensino Médio em escola da rede privada. Por outro lado, foi identificada rela ̧c ̃ao negativa entre o rendimento do candidato e características como idade e raça/cor preta. Além do trabalho inferencial, em que se identificou a participação das variáveis no rendimento dos candidatos, foi realizada uma análise descritiva de todo o banco de dados, determinando o Estado com maior número de concorrentes, o gênero dos candidatos e diversas outras características sociais, econômicas e fenotípicas. Palavras-chave: Enem. Regressão. Multinomial. Rendimento.
The National High School Examination (Enem) was applied for the first time in 1998. Currently, the exam occupies a prominent position in the national assessment system, also composed of the Basic Education Assessment System, known as SAEB, and the National Examination of Basic Education. Student Performance (ENADE), in addition to being highly accepted by society and being the main tool for selecting students for entry into Higher Education. Given this importance, Enem deserves to be studied, evaluated and discussed scientifically through different methodologies and under the prism of the different branches of science. In this sense, the general objective of this work was to evaluate the participation of variables of personal, educational and socioeconomic characteristics in the candidates’ performance in the Enem test using a multinomial logistic regression model. The model studied took into account fifteen variables identified in the Enem database and identified an always positive relationship between the candidates’ income, income, mother’s education and attending high school in a private school. On the other hand, a negative relationship was identified between the candidate’s income and characteristics such as age and race / black color. In addition to the inferential work, in which the participation of the variables in the candidates’ income was identified, a descriptive analysis of the entire database was also carried out, determining the state with the largest number of competitors, the gender of the candidates and several other social characteristics, economic and phenotypic. Keywords: Enem. Regression. Multinomial. Performance.
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio-Brasil
Autorregressão-estatística
Rendimento escolar
CNPq: Matemática
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Matemática
Citação: MARIZ, Eveline Júnia Brant. Aplicação do modelo de regressão logística em dados de rendimento do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) -Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29430
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

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