Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30256
Tipo: TCC
Título: Pitágoras: uma abordagem histórica para o ensino de matemática na escola
Autor(es): Macena, Cristiano Martins da
Abstract: Este trabalho propõe uma abordagem pedagógica alternativa à prática docente tradicional presente nas escolas no que tange ao ensino da matemática básica. Devido às formas tradicionais de ensino e à pandemia de COVID-19 dos nossos dias, encontramos muitos alunos com algum tipo de defasagem na aprendizagem matemática. Trazer o contexto histórico dos conceitos matemáticos ajuda a desconstruir a fama de vilã que a matemática recebe nas escolas. Sendo assim, esta pesquisa apresenta uma abordagem histórico-cultural para o ensino de geometria, particularmente, de Pitágoras e seu famoso teorema, relacionando com o desenvolvimento da matemática que hoje conhecemos. Este trabalho se desenvolveu a partir da metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com a leitura de artigos e estudos que tratavam sobre o tema. Algumas atividades foram desenvolvidas com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa fundamentadas, teoricamente, na importância de se conhecer historicamente a origem dos conceitos matemáticos bem como em tarefas lúdicas. Concluímos que trazer novas ferramentas para fortalecer o aprendizado é essencial e a abordagem histórica auxilia no desenvolvimento do conhecimento matemático. Palavras-chave: Educação Matemática. História da matemática. Geometria. Demonstrações do Teorema de Pitágoras.
This work proposes an alternative pedagogical approach to the traditional teaching practice present in schools regarding the teaching of basic mathematics. Due to traditional ways of teaching and the current COVID-19 pandemic, we find many students with some kind of delay in learning mathematics. Bringing the historical context of mathematical concepts helps to deconstruct the reputation of villain that mathematics receives in schools. Therefore, this research presents a historical-cultural approach to the teaching of geometry, particularly Pythagoras and his famous theorem, relating it to the development of mathematics as we know it today. This work was developed from the qualitative research methodology of a bibliographical nature with the reading of articles and studies that dealt with the subject. Some activities were developed with students of the Degree in Mathematics at the Federal University of Viçosa, theoretically based on the importance of historically knowing the origin of mathematical concepts as well as on ludic tasks. We conclude that bringing new tools to strengthen learning is essential and the historical approach helps in the development of mathematical knowledge. Keywords: Mathematics Education. History of Mathematics. Geometry. Proofs of the Pythagorean Theorem.
Palavras-chave: Educação Matemática
História da matemática
Geometria
Demonstrações do Teorema de Pitágoras
CNPq: Matemática
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: MACENA, Cristiano Martins da. Pitágoras: uma abordagem histórica para o ensino de matemática na escola. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Matemática - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022..
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30256
Data do documento: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:Matemática - TCCs de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.