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Tipo: Dissertação
Título: Apoio computacional para o ensino de estatística descritiva
Compu- tational Support for Teaching Descriptive Statistics
Autor(es): Santos, Alexandre Fonseca
Abstract: A Estatı́stica consiste numa área fundamental no processo do ensino e aprendizagem. Em 1997 ela foi incluı́da como um tópico não obrigatório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em 2018 tornou-se um conteúdo de ensino obrigatório para o Ensino Básico com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apesar de constar ainda como parte integrada à disciplina de Matemática. Mesmo com a inserção desse conteúdo, desde as séries iniciais, ainda existem algumas dificuldades a serem enfrentadas. Dentre essas dificuldades está a inserção da Estatı́stica para geração Z, Alpha, e futuras. Adicionalmente, a formação dos professores, a não afinidade pela área, e a falta de contextualização podem ser alguns dos fatores que potencializam as dificuldades no ensino da Estatı́stica Descritiva. O objetivo deste trabalho foi produzir e disponibilizar online um aplicativo utilizando o software R para auxiliar docentes e discentes na construção de gráficos e tabelas para o ensino/aprendizagem da Estatı́stica Descritiva. O banco de dados para alimentar o aplicativo foi gerado a partir de livros didáticos utilizados em escolas públicas do estado de Minas Gerais, Brasil. Pacotes do software R como: shiny, data.table, ggplot2, tidyverse e stringr foram utilizados para construção do aplicativo. Este aplicativo foi chamado de stats4eb e disponibilizado online. Palavras-chave: : Matemática. Estatı́stica. Tecnologia. Ensino. Aprendizagem.
Statistics is a fundamental area in the teaching and learning process. In 1997, it was included as a non-mandatory topic in the National Curriculum Parameters (PCNs). In 2018, it became a compulsory teaching content for Basic Education with the publication of the National Common Curriculum Base (BNCC), although it is still included as an integrated part of the subject of mathematics. Despite the insertion of this content, since the early grades, there are still many difficulties to be faced. Among these difficulties is the insertion of statistics for Z, Alpha, and future generations. Additionally, teacher training, lack of affinity for the area, and lack of contextualization may be some of the factors that increase the difficulties in teaching descriptive statistics. The aim of this work was to produce and make available online an app using the R software to assist teachers and students in the construction of graphs and tables for teaching/learning descriptive statistics. The database to feed the app is generated from textbooks used in the public school in the state of Minas Gerais, Brazil. R software packages such as shiny, data.table, ggplot2, tidyverse, and stringr were used to build this app. The app was called stats4eb and made available online. Keywords: Math. Statistic. Technology. Teaching. Learning.
Palavras-chave: Matemática
Matemática descritiva
Tecnologia
CNPq: Matemática
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Matemática
Citação: SANTOS, Alexandre Fonseca. Apoio Computacional para o Ensino de Estatı́stica Descritiva. 2021. 31 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/32224
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

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