Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/10038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChrysostomo, Maria Isabel de Jesus
dc.contributor.authorPereira, Wagner Candian
dc.date.accessioned2017-04-11T13:10:50Z
dc.date.available2017-04-11T13:10:50Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.citationPEREIRA, Wagner Candian. “Fraternidade ubaense” e as paisagens sonoras de um interior mineiro: a música e a trajetória do maestro João Ernesto (1873-1914). 2016. 191f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.pt-BR
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10038
dc.description.abstractO presente trabalho pretende investigar a atuação do Maestro João Ernesto (1873 – 1914) da cidade de Ubá MG, enquanto músico atuante nesta localidade e fundador da Sociedade Musical “22 de Maio”. Considerando o desenvolvimento de núcleos urbanos na Zona da Mata mineira no século XIX, posterior ao das regiões centrais de Minas Gerais, são apreciadas paisagens culturais e sonoras da região de Ubá. Na medida em que manifestações musicais são retratadas, a atuação da banda “22 de Maio” é demonstrada no contexto da sociedade ubaense do período. O movimento musical de João Ernesto e sua banda é apresentado levando-se em consideração os contornos históricos desse tipo de formação instrumental e sua inserção na cultura musical brasileira, com expressiva expansão no século XIX.pt-BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to investigate the works of Maestro João Ernesto (1873 – 1914), from the city of Ubá – MG, while acting musician in that place and founder of the “Sociedade Musical 22 de Maio” (May 22 Music Society). Considering the urban development of Minas Gerais State’s Zona da Mata region in the nineteenth century, delayed if compared to the central regions of the state, the cultural landscapes and soundscapes of the Ubá region are appreciated. In the same vein in which those musical manifestations are portrayed, the work of the band “22 de Maio” is also evidenced in the context of the ubaense society of that period. The musical movement of João Ernesto and his band is presented, taking in consideration the historical outlines of this kind of instrumental formation and its insertion in Brazilian musical culture, which saw significant expansion in nineteenth century. Adj.: Hailing from or pertatining to the Minas Gerais State.en
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.rightsAcesso Abertopt-BR
dc.subjectMúsica - Ubá (MG)pt-BR
dc.subjectBandas (Música) - Ubá (MG)pt-BR
dc.subjectErnesto, João, 1873-1914pt-BR
dc.title“Fraternidade ubaense” e as paisagens sonoras de um interior mineiro: a música e a trajetória do maestro João Ernesto (1873-1914)pt-BR
dc.title“Ubaense fraternity” and the soundscapes of a mineiro 1 countryside: the music and trajectory of Conductor João Ernesto (1873-1914)en
dc.typeDissertaçãopt-BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7627841819331349pt-BR
dc.subject.cnpqHistóriapt-BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.degree.departmentDepartamento de Artes e Humanidadespt-BR
dc.degree.programMestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadaniapt-BR
dc.degree.localViçosa - MGpt-BR
dc.degree.date2016-08-26
dc.degree.levelMestradopt-BR
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.