Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11932
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da variação somaclonal por marcadores RAPD em cultivares de batata cultivados in vitro
Autor(es): Bordallo, Patricia do Nascimento
Abstract: Três meios de cultivo foram testados com o objetivo de avaliar o mais indicado para o desenvolvimento e crescimento das variedades Baraka, Bintje e Contenda. Utilizaram-se o meio MS suplementado com sacarose 3% e vitaminas, o meio MS com sacarose 3%, vitaminas e ácido giberélico 1,4 umol/ L e o meio MS modificado. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com seis repetições e cinco plantas por parcela. Plãntulas no meio MS + GAs apresentaram a maior média de número de folhas definitivas e também maior média de comprimento de parte aérea para todas as variedades. Para determinar a concentração ideal de picloram à indução de calejamento, um experimento foi realizado, testando-se as seguintes concentrações: 0,0; 0,0165; 0,165; e 1,65 pmol/L por 32 dias. O melhor resultado foi obtido com 1,65 pmol/ L. Calos foram induzidos, usando-se folha e caule como explantes das variedades comerciais Baraka, Bintje, Contenda, Baronesa e Achat em meio MS suplementado tanto com picloram 1,65 “mol/L quanto com 2,4-D 11,5 umol/L. Após 70 e 90 dias de calejamento, os DNAs das 40 amostras de calos foram analisados num estudo comparativo entre as duas fontes de explantes das cinco variedades e de ambos os reguladores de crescimento. Para isso, 20 “primers” de sequência arbitrária foram testados. Para a variedade Baraka, caule como explante, picloram e 90 dias de calejamento foram os tratamentos que induziram a maior variação somaclonal. Para Bintje, os tratamentos foram folha, picloram e 70 dias. Dos 20 “primers” testados, 14 apresentaram polimorfismo para a variedade Contenda quando submetida ao tratamento que utilizou caule como explante, picloram e 70 dias de calejamento. Dentre os genótipos analisados, a variedade Baronesa apresentou o maior número de fragmentos polimórficos para todos os tratamentos. A variedade Achat mostrou-se mais suscetível a variação somaclonal quando submetida aos tratamentos que utilizaram 2,4-D, 90 dias de calejamento e tanto caule e folha como explante. O maior tempo de cultivo não teve grande influência na variação somaclonal da maioria das variedades, exceto “Baraka” e “Achat'. O fator genótipo foi o mais importante, pois cada variedade teve desempenho distinto do das outras, no que concerne à taxa de variação somaclonal.
Palavras-chave: Batata - Propagação in vitro - somaclonal
Batata - Marcadores RAPD
Tecidos (Anatomia e fisiologia) - Cultura e meios de cultura
Batata - Genetica molecular
CNPq: Agronomia
Fitotecnia
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Fitotecnia
Citação: BORDALLO, Patrícia do Nascimento. Avaliação da variação somaclonal por marcadores RAPD em cultivares de batata cultivados in vitro. 1997. 45f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1997.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11932
Data do documento: 21-Fev-1997
Aparece nas coleções:Fitotecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf9,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.