Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/12505
Tipo: Artigo
Título: Contaminação por Bacillus cereus em superfícies de equipamentos e utensílios em unidade de alimentação e nutrição
Autor(es): Mendes, Renata Aparecida
Coelho, Ana Íris Mendes
Azeredo, Raquel Monteiro Cordeiro de
Abstract: A constatação de que Bacillus cereus é um microrganismo que constitui problema especial em plantas de processamento de alimentos, dentre as quais se incluem restaurantes universitários, levou a realização deste trabalho, que teve como objetivo contribuir para a avaliação de riscos a que se expõem os usuários de cozinhas de grande porte, por meio da identificação de pontos do ambiente, a partir dos quais o microrganismo pode ser transferido aos alimentos. A presença de B. cereus foi detectada em 38,3% das amostras de equipamentos e utensílios estudados. As contagens atingiram até 5,7x102 UFC/cm2, sendo que os valores mais elevados foram obtidos a partir de amostras dos setores de distribuição, indicando a importância destes locais como fontes potenciais de transmissão do microrganismo para os alimentos.
The confirmation that Bacillus cereus is a microorganism that represents a special problem in food processing plants, such as university cafeterias, inspired this work, the scope of which was to evaluate the risks consumers are exposed to by identifying the contamination points from whence the microorganism can be transferred on to food. The presence of B. cereus was detected in 38.3% of the equipment and utensils studied. Counts of up to 5.7x10 2 CFU/cm2 were found, with the highest values being found in samples from distribution sectors, indicating the importance of these areas as potential sources of microorganism transmission on to food.
Palavras-chave: Bacillus cereus
Equipamentos
Utensílios
Contaminação de superfícies
Unidade de alimentação e nutrição
Editor: Ciência & Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001000030
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12505
Data do documento: 22-Set-2008
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a30v16n9.pdftexto completo173,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.