Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/12991
Tipo: Artigo
Título: Duas contribuições para a construção da ideia de língua histórica : A filologia e o estudo genealógico das línguas
Autor(es): Martins, Edson Ferreira
Abstract: Embora hoje em dia seja consensual a afirmação de que a Linguística como ciência moderna, fundamentada essencialmente sobre o empirismo e a construção de modelos teóricos, tem seu início na virada dos séculos XVIII e XIX com os estudos histórico-comparativos, a percepção de que a língua é um objeto mutável, isto é, provido de história, é de data bem anterior. De fato, situar o nascimento da linguística como um deus ex machina no início do nove- centos, fazendo tabula rasa das contribuições dos estudos linguísticos feitos desde a Antiguidade (de cariz histórico ou não), equivaleria a desconsiderar o próprio fazer histórico da ciência linguística, senão o da própria história como desenvolvimento contínuo (CÂMARA Jr., 1975). Neste trabalho, sem a pretensão de fazer um esboço linear e exaustivo sobre os períodos históricos e autores – como é comum observar nos manuais de história da linguística – pretendo percorrer, pela evolução do pensamento linguístico, os caminhos trilhados na formação da ideia de língua histórica (COSERIU, 1979 [1958]), privilegiando os momentos que antecedem o “nascimento” da Linguística. Neste percurso, analiso duas tradições específicas: o surgimento dos estudos filológicos na Antiguidade; e a problematização acerca da questão da origem da linguagem 3 , que se construirá orientada para a análise do parentesco interlinguístico. Finalizando o texto, de- monstro como tais abordagens foram importantes para a eclosão do historicismo linguístico, que se tornaria o ponto de vista predominante no século XIX.
Palavras-chave: Língua histórica
Filologia
História das línguas
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo1vol7-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12991
Data do documento: Jun-2014
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo1vol7-1.pdftexto completo94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.