Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13038
Tipo: Artigo
Título: Letramentos, produção textual e jornalismo: parâmetros para o ensino da notícia
Autor(es): Angelo, Marcel Henrique
Abstract: Que aspectos ligados aos estudos do letramento podem ser úteis à capacitação técnica para o exercício do jornalismo? Tendo em vista que a produção textual constitui atividade central no cotidiano do jornalista, torna-se necessária a investigação do ensino da escrita visando à formação desse profissional. Propõe--se verificar em que medida perspectivas contemporâneas nesse campo do conhecimento, como a dos letramentos múltiplos e a do enunciativismo, servem ao processo de aprendizagem de textos noticiosos pelo estudante de comunicação social. Por fim, pretendemos articular as posições teóricas à prática do jornalismo em determinadas mídias, oferecendo ao aprendiz diretrizes de elaboração textual menos prescritivas.
What aspects related to literacy studies can be useful for the technical training in journalism? This paper seeks answers to this question. Bearing in mind that text production constitutes a central activity in the journalist’s daily life, it becomes a need to investigate the teaching of writing aiming at training that professional. We propose to verify the extent to which contemporary approaches in that area, such as Multiple Literacies and Enunciativism, serve communications students’ process of learning to write news text. Finally, we intend to articulate theoretical stances with the practice of journalism in certain media, offering learners less prescriptive guidelines for text writing.
Palavras-chave: Ensino
Produção textual
Jornalismo
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo4vol12-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13038
Data do documento: 24-Abr-2012
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo4vol12-1.pdftexto completo127,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.