Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/17029
Tipo: | Artigo |
Título: | Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas |
Autor(es): | Gomes, Andréia Patrícia Arcuri, Mariana Beatriz Cristel, Etelka Czako Ribeiro, Regina Meireles Souza, Luciana M. Borges da Matta Siqueira-Batista, Rodrigo |
Abstract: | As atuais mudanças na educação médica - relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas - têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso do portfólio. Current changes in medical education related to transformations in contemporary democratic societies have increasingly posed issues pertaining to the evaluation of teaching-learning processes. New methods and strategies are thus needed to supplant the prevailing summative grading approach. The current article thus discusses elements to construct such a new approach to evaluation, highlighting the portfolio as an evaluation tool. |
Palavras-chave: | Ensino Educação Médica Avaliação Educacional |
Editor: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300008 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17029 |
Data do documento: | 11-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 132,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.