Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17029
Tipo: Artigo
Título: Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
Autor(es): Gomes, Andréia Patrícia
Arcuri, Mariana Beatriz
Cristel, Etelka Czako
Ribeiro, Regina Meireles
Souza, Luciana M. Borges da Matta
Siqueira-Batista, Rodrigo
Abstract: As atuais mudanças na educação médica - relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas - têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso do portfólio.
Current changes in medical education related to transformations in contemporary democratic societies have increasingly posed issues pertaining to the evaluation of teaching-learning processes. New methods and strategies are thus needed to supplant the prevailing summative grading approach. The current article thus discusses elements to construct such a new approach to evaluation, highlighting the portfolio as an evaluation tool.
Palavras-chave: Ensino
Educação Médica
Avaliação Educacional
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300008
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17029
Data do documento: 11-Jan-2010
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo132,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.