Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17036
Tipo: Artigo
Título: Epistemological anarchism of Paul Karl Feyerabend and medical education
Autor(es): Gomes, Andréia Patrícia
Siqueira-Batista, Rodrigo
Rego, Sergio
Abstract: The thoughts of the philosopher Paul Karl Feyerabend brought important contributions to the debate on Science in the 20th century. Most recently his views about non-existence of a single method for doing science have been employed to rethink science education and propose the use of multiple methods for effective teaching-learning process. This article employs the theoretical framework of the author expressed in the book Against Method, 1977, about the epistemological anarchism and the methodological pluralism and uses it in the contemporary discussion of medical education.
O pensamento do filósofo Paul Karl Feyerabend trouxe importantes contribuições ao debate sobre a ciência no século XX. Mais recentemente suas ponderações acerca da não existência de um único método para se fazer ciência têm sido empregadas para repensar a educação científica e propor a utilização de múltiplos métodos para o efetivo processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é empregar os referenciais teóricos do autor expressos no livro Contra o Método, de 1977, acerca do anarquismo epistemológico e do pluralismo metodológico, e utilizá-los na discussão contemporânea da educação médica.
Palavras-chave: Knowledge
Methods
Medical Education
Human Resources Formation
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000100006
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17036
Data do documento: 11-Jan-2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo114,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.