Locus  

Análise do discurso de “mulheres de negócio” associadas à Business Professional Women

Show simple item record

dc.contributor.author Menezes, Raquel Santos Soares
dc.contributor.author Oliveira, Janete Lara de
dc.date.accessioned 2019-03-21T18:05:59Z
dc.date.available 2019-03-21T18:05:59Z
dc.date.issued 2013-10
dc.identifier.issn 21778736
dc.identifier.uri http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/99932
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24073
dc.description.abstract No presente artigo, analisam-se os discursos de “mulheres de negócio”, conforme suas histórias de vida relatadas à Business Professional Women (BPW), a Associação das Mulheres de Negócio, uma rede com atuação mundial que representa mulheres que se dedicam à atividade empresarial ou atuam como profissionais autônomas. O objetivo da análise é levantar alguns pontos de reflexão acerca da representação da mulher que se considera “de negócios”, manifestada em seus discursos. Seis narrativas de mulheres foram analisadas, em função de quatro elementos discursivos – seleção lexical, percursos figurativo, temático e semântico –, que permitem delinear uma trama de acontecimentos e relações que legitimam a posição alcançada de “mulher de negócios”. Embora as histórias consideradas sejam bastante distintas, no que se refere à origem, porte e área de atuação das empresárias, é interessante verificar que os sentidos atribuídos ao sucesso profissional aparecem normalmente vinculados a momentos de extremas dificuldades e grandes conquistas. Assim, sofrimento e superação caracterizam dois percursos figurativos antagônicos, constantemente ilustrados pelos temas do casamento, da esperança e da educação. As condições familiares, a qualificação profissional e as relações interpessoais, por sua vez, constituem os principais percursos semânticos que validam a trajetória de sucesso dessas mulheres, triunfo consolidado pela possibilidade de se associarem a outras mulheres que passaram por situações parecidas ao longo de suas vidas. pt-BR
dc.description.abstract In this article, we analyze the “business women” speeches, according to their life stories related to Business Professional Women (BPW), the Business Women Association, a network with worldwide presence that represents women who are dedicated to business activity or who work as self-employed professionals. The aim of the analysis is to raise some points of reflection on the representation of the woman who is considered a “business woman”, manifested in her speeches. Six women’s stories were analyzed according to four discursive elements ─ lexical selection, figurative, thematic and semantics pathways ─, allowing a plot outline of events and relationships that legitimize the “business woman” reached position. Although the stories are quite distinct considering the origin, size and area of operation of those women, it is interesting to verify that the meanings attributed to professional success usually appear linked to moments of extreme difficulty and great achievements. Thus, suffering and overcoming characterize two antagonistic figurative pathways constantly illustrated by the themes of marriage, hope and education. In turn, family conditions, vocational skills and interpersonal relationships are the main semantic pathways that validate these women ́s path of success, consolidated triumph through the possibility of joining other women who have been through similar situations throughout their lives. en
dc.description.abstract En el presente artículo, se analizan los discursos de “mujeres de negocio”, de acuerdo con sus historias de vida relatadas a la Business Professional Women (BPW), la Asociación de las Mujeres de Negocio, una red con actuación mundial que representa mujeres que se dedican a la actividad empresarial o actúan como profesionales autónomas. El objetivo del análisis es plantear algunos puntos de reflexión acerca de la representación de la mujer que se considera “de negocios”, manifestada en sus discursos. Seis narrativas de mujeres fueron analizadas, en función de cuatro elementos discursivos – selección léxica, recorridos figurativo, temático y semántico ─, que permiten delinear una trama de acontecimientos y relaciones que legitiman la posición alcanzada de “mujer de negocios”. Aunque las historias consideradas sean bastante distintas, en lo que se refiere al origen, porte y área de actuación de las empresarias, es interesante verificar que los sentidos atribuidos al suceso profesional aparecen normalmente vinculados a momentos de extremas dificultades y grandes conquistas. Así, sufrimiento y superación caracterizan dos recorridos figurativos antagónicos, constantemente ilustrados por los temas del casamiento, de la esperanza y de la educación. Las condiciones familiares, la calificación profesional y las relaciones interpersonales, a su vez, constituyen los principales recorridos semánticos que validan la trayectoria de suceso de esas mujeres, triunfo consolidado por la posibilidad de asociarse a otras mujeres que pasaron por situaciones parecidas a lo largo de sus vidas. es
dc.format pdf pt-BR
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher REGE Revista de Gestão pt-BR
dc.relation.ispartofseries v. 20, n. 4, p. 425- 440, out./ dez. 2013 pt-BR
dc.rights Open Access pt-BR
dc.subject Empreendedorismo pt-BR
dc.subject Gênero pt-BR
dc.subject Análise de discurso pt-BR
dc.subject Entrepreneurship pt-BR
dc.subject Gender pt-BR
dc.subject Discourse analysis pt-BR
dc.subject Espíritu empresarial pt-BR
dc.subject Género pt-BR
dc.subject Análisis del discurso pt-BR
dc.title Análise do discurso de “mulheres de negócio” associadas à Business Professional Women pt-BR
dc.type Artigo pt-BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Artigos [16]
    Artigos Técnico-científicos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account