Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24287
Tipo: Dissertação
Título: Vivências no processo de implantação da Pedagogia Waldorf na rede pública municipal de Ubá- MG
Experiences in the implementation process of Waldorf Pedagogy in the municipal public school system of Ubá-MG
Autor(es): Fadel, Sabrina
Abstract: A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar as vivências de pessoas envolvidas direta ou indiretamente no processo de implantação da Pedagogia Waldorf na rede pública municipal de Ubá/MG, especificamente, na Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo – Jardim da Manga em construção Waldorf, com o intuito de investigar como a comunidade escolar se apropriou e atribuiu novos significados aos fundamentos e princípios da Pedagogia Waldorf. Este estudo baseou-se nos pressupostos teóricos da abordagem qualitativa. Para a construção das informações utilizou-se a análise documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. Participou desta pesquisa um grupo de 12 pessoas que constituiu quatro categorias de entrevistados/as: (1) Gestoras da Secretaria Municipal de Educação de Ubá envolvidas na implantação da Pedagogia Waldorf; (2) Professores do Centro de Formação e Desenvolvimento da Associação Crianças do Vale de Luz que ministraram o Seminário de Fundamentação em Pedagogia Waldorf; (3) Professoras da Escola Jardim da Manga; e (4) Familiares de alunos/as da Escola Jardim da Manga. Como referenciais teóricos foram utilizadas chaves de leitura envolvendo estudos nos/dos/com os cotidianos em educação (CERTEAU, DELEUZE, FOUCAULT, GUATTARI & ROLNIK, entre outros). A análise das vivências evidenciou que este processo de implantação da Pedagogia Waldorf, embora tenha sido denominado como “revolucionário” em sua essência, quando ele foi assumido pelo poder público passou a ser considerado impositivo e autoritário pelos/as envolvidos/as no processo, principalmente, por aqueles/as que seriam seus/suas protagonistas, os/as professores/as e a comunidade local. Entre tantos questionamentos, em se tratando de poder público, considerou-se que para que fosse possível fazer germinar a Pedagogia Waldorf em Ubá ao invés de implantar, que tanto professores/as quanto a comunidade local pudessem escolher em liberdade assumir a produção de novas sensibilidades, de outras maneiras de pensar e viver, de pensar a educação e compreender a criança, ou seja, de toda uma nova produção de subjetividade.
The present research aimed at analyzing the experiences of people involved directly or indirectly in the process of implantation of the Waldorf Pedagogy in the municipal public school system of Ubá / MG, specifically, in the Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo – Jardim da Manga under construction Waldorf. With the purpose of investigating how the school community appropriated and attributed new meanings to the foundations and principles of Waldorf Pedagogy. This study was based on the theoretical assumptions of the qualitative approach. The documentary analysis, the participant observation and the semi-structured interview were used to construct the information. A group of 12 people participated in this research, who constituted four categories of respondents: (1) Managers of the Ubá Municipal Education Department involved in the implementation of Waldorf Pedagogy; (2) Teachers from the Formation and Development Center of the Vale de Luz Children's Association who gave the Waldorf Education Foundation Seminar; (3) Teachers of the Jardim da Manga School; And (4) Relatives of students of Jardim da Manga School. As a theoretical reference was used reading keys involving studies in the/in/with the daily ones in education (CERTEAU, DELEUZE, FOUCAULT, GUATTARI & ROLNIK, among others). Although this process of implantation of the Waldorf Pedagogy was denominated as “revolutionary” in its essence, the analysis of the experience showed that when it was assumed by the public power it started to be considered imposing and authoritarian by the involved ones in the process, mainly , those who would be the protagonists, teachers and the local community. Among so many questionings, when it comes to public power, we considered that in order to be able to germinate the Waldorf Pedagogy in Ubá, instead of implanting, both teachers and the local community could freely choose to assume the production of new sensitivities, other ways of thinking and living, thinking about education and understanding the child, in other words, of a whole new production of subjectivity.
Palavras-chave: Waldorf, Método de educação
Ensino público
Psicologia educacional
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: FADEL, Sabrina. Vivências no processo de implantação da Pedagogia Waldorf na rede pública municipal de Ubá- MG. 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24287
Data do documento: 28-Jun-2017
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.