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A atuação do poder público muriaeense na educação de 1871 a 1930

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dc.contributor.advisor Azevedo, Denilson Santos de
dc.creator Bagli, Leidyleni Nolasco Rodrigues
dc.date.accessioned 2019-04-10T12:55:53Z
dc.date.available 2019-04-10T12:55:53Z
dc.date.issued 2018-05-04
dc.identifier.citation BAGLI, Leidyleni Nolasco Rodrigues. A atuação do poder público muriaeense na educação de 1871 a 1930. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24425
dc.description.abstract Este trabalho teve por objetivo analisar a História da Educação no município de Muriaé de 1871 a 1930. Para tanto, buscamos investigar as principais mudanças políticas-ideológicas- educacionais no período de transição do Brasil Império para o Brasil República em Minas Gerais; sintetizar o processo histórico de fundação e consolidação de Muriaé; e analisar como o poder municipal atuou nesse período, para promover a educação em seu território. Para efeito de coleta de dados tomamos por fontes as Atas da Câmara Municipal Muriaeense e os periódicos circulantes na região nos anos finais do Império e nos primeiros decênios da República. Trata-se de um trabalho historiográfico e para análise dos dados optamos pela análise documental em seu processo investigativo. A classificação do recorte que define este estudo é a autonomia local, que busca a constituição de sua identidade, também através da educação. O local aqui demarcado se refere a uma esfera geográfica, social e política, que se ergue mediante a um contexto pedagógico, isto é, de promoção da instrução. A partir da proclamação da República, os municípios passaram a ser os responsáveis pela educação em seus domínios, o que também ocorre com o município de Muriaé. Portanto, o nosso empreendimento buscou responder a seguinte questão: de que forma a atuação do Poder Público Municipal da Muriaé de 1871 a 1930 administrou e organizou a educação local? A Muriaé de 1871 a 1930 era um território vasto, majoritariamente rural e analfabeto, liderado por uma elite cafeicultora, que buscava a crescente transformação do espaço público municipal nos anseios pela modernidade e pela constituição de sua identidade. Este estudo, portanto, é fruto, do reconhecimento do município como lócus de uma história a ser construída, como agente produtor de documentações que podem nos desvelar um passado ainda vívido que certamente influencia o presente. Assim sendo, identificou-se o desenvolvimento do aparelho burocrático municipal conforme se avançam os anos da era republicana, com o progressivo investimento na modernização do espaço urbano e na educação. Ao longo dos anos criaram-se cada vez mais escolas e grupos escolares, contudo o índice de analfabetismo era significativo até meados da década de 1920. O que se notou foi o empreendimento municipal na área da instrução, mas, em contrapartida, observaram-se as limitações financeiras e estruturais do município, tendo o Estado como financiador dos projetos de melhorias locais. pt-BR
dc.description.abstract This study has the purpose of analyzing the History of Education in the municipality of Muriaé from 1871 to 1930. The analysis, we use as sources the Meeting Minutes of the Muriaeense City Council and the periodicals circulating in the region in the final years of the Empire and in the first decades of the Republic. The classification of the cut that defines this study is the local autonomy, which seeks the constitution of its identity, also through education. The place demarcated here refers to a geographic, social and political sphere, which arises in face of a pedagogical context, that is, the promotion of instruction. From the proclamation of the Republic the municipalities become responsible for the education in their domains, which also occurs with the municipality of Muriaé. Therefore, our endeavor seeks to answer the following question: how did the administration of the Municipal Government of Muriaé from 1871 to 1930 managed and organized local education? Muriaé from 1871 to 1930 was a vast territory, mostly rural and illiterate, led by a coffee farms elite, who sought the growing transformation of the municipal public space in the yearnings for modernity and the constitution of its identity. This study, therefore, is the result of the recognition of the municipality as the locus of a history to be built, as an agent that produces documentations that can reveal a vivid past that certainly influences the present. Therefore, the development of the municipal bureaucratic apparatus was identified as the years of the republican period progressed, with the progressive investment in the modernization of urban space and education. Over the years more and more schools and school groups were created, but the illiteracy rate was significant until the mid-1920s. What was noticed was the municipal enterprise in the area of education, but, in contrast, it was observed the financial and structural limitations of the municipality, and the State as the financier of the local improvement projects. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pt-BR
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Educação - História - Muriaé (MG) pt-BR
dc.subject Política pública pt-BR
dc.subject Muriaé (MG) - Educação - 1871-1930 pt-BR
dc.subject Brasil - História - República Velha, 1889-1930 pt-BR
dc.subject Brasil - Política e governo - 1889-1930 pt-BR
dc.subject Brasil - História - Império, 1822-1889 pt-BR
dc.title A atuação do poder público muriaeense na educação de 1871 a 1930 pt-BR
dc.title The performance of the muriaeense public power in the education of 1871 to 1930 en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq História da Educação pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/6208721499419822 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Educação pt-BR
dc.degree.program Mestre em Educação pt-BR
dc.degree.local Viçosa - MG pt-BR
dc.degree.date 2018-05-04
dc.degree.level Mestrado pt-BR


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  • Educação [148]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação

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