Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/2589
Tipo: | Dissertação |
Título: | m-PVANet: adaptação de uma ferramenta de auxílio ao ensino na Universidade Federal de Viçosa para ambientes móveis |
Título(s) alternativo(s): | m-PVANet: adaptation of a learning aid tool for molile environments in the Federal University of Viçosa |
Autor(es): | Oliveira, Nidyana Rodrigues Miranda de |
Primeiro Orientador: | Rocha, Mauro Nacif |
Primeiro coorientador: | Braga, José Luis |
Segundo coorientador: | Passos, Frederico José Vieira |
Primeiro avaliador: | Andrade, Marcus Vinícius Alvim |
Segundo avaliador: | Gomes, Rogério Martins |
Abstract: | O conceito de mobilidade vem ganhando espaço no cotidiano das pessoas, especialmente nos processos de comunicação, tendo em vista o valor agregado que os dispositivos móveis em geral estão proporcionando. Com o aperfeiçoamento dessas tecnologias, o desenvolvimento de aplicações e serviços em dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais comuns à sociedade em várias áreas. Nesse contexto tão dinâmico e repleto de oportunidades surge a utilização de dispositivos móveis na área da educação criando um novo conceito denominado Mobile Learning ou m-learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio. No presente trabalho serão relatadas as etapas para o desenvolvimento da dissertação; serão mostrados cenários que utilizam dispositivos móveis na área educacional. Será feita a descrição sobre implementação da ferramenta de auxílio ao aprendizado móvel na Universidade Federal de Viçosa. Mobile devices and applications have been gaining more and more importance in our everyday lives, especially in communication processes and social interactions, which translates to a visible rise of aggregate value provided by these devices in general. With the improvement of these technologies, the development of applications and services for mobile devices are becoming more common each day in several areas. As in many other areas, we also begin to see mobile devices being used in education, creating a new concept called Mobile Learning or m-learning. Its great potential lies on the use of mobile technology as part of an integrated learning model, characterized by the use of portable devices and wireless communications. In this paper we present an ongoing work in this area; sceneries will be shown that use different portable devices, as we describe the development of an m-learning tool built in the context of a university campus. |
Palavras-chave: | Mobile learning Ensino à distância Dispositivos móveis Mobile learning Distance education Mobile devices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Sigla da Instituição: | UFV |
Departamento: | Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação |
Citação: | OLIVEIRA, Nidyana Rodrigues Miranda de. m-PVANet: adaptation of a learning aid tool for molile environments in the Federal University of Viçosa. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/2589 |
Data do documento: | 28-Nov-2008 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.