Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/2589
Tipo: Dissertação
Título: m-PVANet: adaptação de uma ferramenta de auxílio ao ensino na Universidade Federal de Viçosa para ambientes móveis
Título(s) alternativo(s): m-PVANet: adaptation of a learning aid tool for molile environments in the Federal University of Viçosa
Autor(es): Oliveira, Nidyana Rodrigues Miranda de
Primeiro Orientador: Rocha, Mauro Nacif
Primeiro coorientador: Braga, José Luis
Segundo coorientador: Passos, Frederico José Vieira
Primeiro avaliador: Andrade, Marcus Vinícius Alvim
Segundo avaliador: Gomes, Rogério Martins
Abstract: O conceito de mobilidade vem ganhando espaço no cotidiano das pessoas, especialmente nos processos de comunicação, tendo em vista o valor agregado que os dispositivos móveis em geral estão proporcionando. Com o aperfeiçoamento dessas tecnologias, o desenvolvimento de aplicações e serviços em dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais comuns à sociedade em várias áreas. Nesse contexto tão dinâmico e repleto de oportunidades surge a utilização de dispositivos móveis na área da educação criando um novo conceito denominado Mobile Learning ou m-learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio. No presente trabalho serão relatadas as etapas para o desenvolvimento da dissertação; serão mostrados cenários que utilizam dispositivos móveis na área educacional. Será feita a descrição sobre implementação da ferramenta de auxílio ao aprendizado móvel na Universidade Federal de Viçosa.
Mobile devices and applications have been gaining more and more importance in our everyday lives, especially in communication processes and social interactions, which translates to a visible rise of aggregate value provided by these devices in general. With the improvement of these technologies, the development of applications and services for mobile devices are becoming more common each day in several areas. As in many other areas, we also begin to see mobile devices being used in education, creating a new concept called Mobile Learning or m-learning. Its great potential lies on the use of mobile technology as part of an integrated learning model, characterized by the use of portable devices and wireless communications. In this paper we present an ongoing work in this area; sceneries will be shown that use different portable devices, as we describe the development of an m-learning tool built in the context of a university campus.
Palavras-chave: Mobile learning
Ensino à distância
Dispositivos móveis
Mobile learning
Distance education
Mobile devices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação
Programa: Mestrado em Ciência da Computação
Citação: OLIVEIRA, Nidyana Rodrigues Miranda de. m-PVANet: adaptation of a learning aid tool for molile environments in the Federal University of Viçosa. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/2589
Data do documento: 28-Nov-2008
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.