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Tipo: Dissertação
Título: Procedimento de validação de diagrama de classes de domínio baseado em análise ontológica para relacionamentos de agregação
Título(s) alternativo(s): Domain class diagram validation procedure based on ontological analysis for part-whole relations
Autor(es): Catossi, Bruna Carolina de Melo
Primeiro Orientador: Oliveira, Alcione de Paiva
Primeiro coorientador: Braga, José Luis
Segundo coorientador: Lisboa Filho, Jugurta
Primeiro avaliador: Cerqueira, Fábio Ribeiro
Segundo avaliador: Rocha, Mauro Nacif
Terceiro avaliador: Villela, Regina Maria Maciel Braga
Abstract: A dificuldade dos desenvolvedores de software para construir modelos conceituais fiéis à realidade é antiga. Existem algumas técnicas de análise ontológica para ajudar o modelador durante o processo de criação do diagrama de classes. No entanto, elas acabam não sendo práticas e não refletem os seus reais benefícios em suas aplicações, pois envolvem muitos conceitos filosóficos, o que as tornam complexas para modeladores comuns. Por esse motivo, procedimentos capazes de simplificar o entendimento desses conceitos e que se aproximam da realidade prática dos desenvolvedores tem surgido, como o PrOntoCon, que será discutido neste trabalho. O objetivo principal do PrOntoCon é guiar o modelador durante o processo de validação de um diagrama de classes UML para qualquer domínio, focando, especialmente, os relacionamentos de agregação/composição e de associação simples, visto que são os tipos de relacionamentos que geram mais dúvidas e controvérsias durante a modelagem. Assim, esse procedimento dá o suporte necessário para a correta identificação dessas relações, promovendo um estudo mais aprofundado sobre as restrições do domínio em questão. Portanto, o PrOntoCon combina o poder de modelagem da UML com a teoria da análise ontológica sobre relacionamentos parte-todo e de associação para criar um procedimento capaz de conceber modelos conceituais mais claros e confiáveis e que possam gerar sistemas mais robustos e manuteníveis.
The difficulty software developers encounter to construct conceptual models that are closest to the real world is not new. There are some ontological analysis techniques that aim to help the modeler during the conception of the class diagram. However, those techniques are not practical and they do not reflect the real benefits of their applications, since they are involved with many philosophical aspects that are too complicated for common modelers to comprehend. For this reason, procedures that are capable of simplifying the understanding of those notions by bringing them closer to the reality of the developers have been emerged, like PrOntoCon that will be discussed in this research. The main goal of PrOntoCon is guide the modeler through the validation procedure of UML class diagrams of any domain, especially focusing on part-whole and association relations, due the fact they are the most controversial kinds of relationships along modeling. So, this procedure gives a necessary support to the correct identification of those relations, promoting a deeper study about the domain restrictions in question. Therefore, PrOntoCon combines the power of UML with ontological analysis theories of part-whole relations in order to give rise to a procedure that can create more clearly and faithful conceptual models that will improve the quality of systems generated in their totality.
Palavras-chave: Modelo conceitual
Diagrama de classe
Análise ontológica
Desenvolvimento de Software
Conceptual model
Class diagram
Ontological analysis
Software development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação
Citação: CATOSSI, Bruna Carolina de Melo. Domain class diagram validation procedure based on ontological analysis for part-whole relations. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/2616
Data do documento: 10-Dez-2010
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