Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/27668
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino dos números reais: uma abordagem intuitiva para a matemática escolar |
Autor(es): | Vieira, Leandro de Sousa |
Abstract: | Esta monografia, Ensino dos números reais: uma abordagem intuitiva para a matemática escolar, insere-se no campo de pesquisa da educação matemática e fundamenta-se na perspectiva de enculturação matemática proposta por Bishop (1985, 1991, 2002, 2008). Tem como objetivo apresentar uma abordagem intuitiva para o ensino dos conjuntos numéricos na disciplina de matemática nos anos finais Ensino Fundamental. Este é um trabalho teórico de natureza qualitativa que desenvolveu-se no âmbito da seguinte problemática: a formalização dos conjuntos numéricos precocemente apresentada aos estudantes da escola básica. Este ensino tecnicista, predominante nos tempos atuais, dificulta o processo de aprendizagem e compreensão dos alunos. Por outro lado, consideramos a matemática como um fenômeno histórico cultural e desta forma deve ser apresentada aos alunos para uma aprendizagem significativa. Assim sendo, partimos de um breve contexto histórico do desenvolvimento do conceito de número e de cada conjunto numérico para que os estudantes possam compreender o percurso histórico desses conceitos. A partir destes princípios, apresentamos uma proposta didática de abordagem intuitiva dos conjuntos numéricos, no formato de um jogo de tabuleiro, para promover a aprendizagem contextualizada na história. |
URI: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/27668 |
Data do documento: | 30-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Matemática - TCCs de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | texto completo | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.