Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27819
Tipo: Dissertação
Título: Atividades experimentais investigativas: uma perspectiva inovadora à aprendizagem de química para alunos do ensino fundamental II
Investigative experimental activities: an innovative perspective to the learning of chemistry for elementary school students II
Autor(es): Leite, Maria Juliana Silva
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo elaborar e investigar o desenvolvimento de atividades com caráter investigativo no ensino de Química desenvolvidos para alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular de uma cidade de médio porte localizada na Zona da Mata Mineira. As atividades investigativas foram planejadas para atingir determinados objetivos pedagógicos, tendo os alunos como protagonistas, sendo estimulados a interagir com os conteúdos apresentados e tendo a oportunidade de serem agentes ativos na construção do conhecimento escolar, tornando-o significativo em suas vidas. As mencionadas atividades foram elaboradas especialmente para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa cujos resultados foram transformados em dados que, juntamente com uma revisão bibliográfica, permitiu a melhor compreensão dos motivos pelos quais a prática pedagógica utilizada surte tamanho efeito positivo nos alunos.
This research aimed to elaborate and investigate the development of investigative activities in Chemistry teaching developed for ninth grade students of a private school in a medium-sized city located in Zona da Mata Mineira. The investigative activities were designed to achieve certain pedagogical objectives, having the students as protagonists, being encouraged to interact with the presented contents and having the opportunity to be active agents in the construction of school knowledge, making it meaningful in their lives. These activities were elaborated especially for the development of this qualitative research whose results were transformed into data that, together with a bibliographic review, allowed a better understanding of the reasons why the pedagogical practice used has such a positive effect on the students.
Palavras-chave: Química - Experiências
Química ( Ensino fundamental) Estudo e ensino
CNPq: Química
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Química
Citação: LEITE, Maria Juliana Silva. Atividades experimentais investigativas: uma perspectiva inovadora à aprendizagem de química para alunos do ensino fundamental II. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27819
Data do documento: 8-Jul-2019
Aparece nas coleções:Química - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto educacional.pdfproduto educacional2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.