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Tipo: Dissertação
Título: Como professores aprendem a avaliar? Dimensões das experiências de escolarização, de formação e de atuação profissional
How do teachers learn to evaluate? Dimensions of schooling experiences, training courses and professional performance
Autor(es): Costa, Bruno Cabral
Abstract: Esta pesquisa tem como campo de estudos a formação de professores e explora, mais especificamente, a aprendizagem da docência e os processos que fundamentam a prática avaliativa de futuros professores e de professores. Propomos compreender como os licenciandos e professores de História aprendem a avaliar, considerando as dimensões das experiências de escolarização e, mais particularmente, as aprendizagens sobre avaliação nos percursos de formação profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa, tivemos como aporte teórico o trabalho de Tardif (2001) que dialoga sobre socialização profissional e os elementos que constituem a formação inicial de professores. Também nos apoiamos em Pereira e Mendes (2005) que tratam da formação inicial como espaço de discussões reflexivas sobre os pressupostos teóricos e ideológicos da avaliação educacional. Além disso, Santos Guerra (2009) foi imprescindível para discutirmos sobre a avaliação uma vez que, detendo-se às aprendizagens, se refere às “tatuagens na alma”, ou seja, as marcas deixadas pelas vivências de processos avaliativos vividos e que podem perdurar por toda a vida. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, já que buscamos compreender os significados atribuídos à escolarização, à formação e à atuação profissional. Para a obtenção dos dados, utilizamos como instrumento de pesquisa questionários online aplicados a 10 estudantes da licenciatura em História na UFV. Além disso, também fizemos um levantamento documental junto à Pró-reitoria de Ensino (PRE) da UFV a fim de obter dados relativos ao perfil socioeconômico dos estudantes do curso de História. Dentre os 10 estudantes que responderam ao questionário, uma estudante, um professor e um mestrando participaram de uma entrevista narrativa, momento em que foram instigados a pensar sobre os processos avaliativos vividos e experienciados em seus percursos de escolarização e de formação no curso de Licenciatura. Os dados da pesquisa nos permitiram compreender que as “tatuagens na alma” foram fonte de inspiração para uma prática avaliativa transformadora. Os dados também sugerem que os futuros professores e os professores de História aprendem a avaliar refletindo sobre os processos de avaliação experenciados. Além disso, os dados mostram que existe uma influência forte da prática experienciada sobre a prática reflexiva - reflexão na ação e sobre a ação - que adotam. Concluímos que existe relação entre os saberes provenientes da formação escolar e aqueles da atuação profissional, mais especificamente relativo aos processos de avaliação da aprendizagem. Por fim, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir para o debate no campo da formação de professores, do trabalho docente e da avaliação em educação. Em relação aos participantes da pesquisa, nossa perspectiva era de que, por meio da participação na pesquisa, tivessem a oportunidade de ampliar o olhar sobre as experiências profissionais, ressignificando-as, fortalecendo-as e projetando práticas avaliativas a serviço da aprendizagem, do bem estar e de uma relação positiva com o saber. Palavras-chave: Formação de Professores. Avaliação da Aprendizagem. Aprender a avaliar. Percursos de Escolarização. Atuação Profissional.
This research has as field of study the teacher education and explores, more specifically, the learning of teaching and the processes that underlie the evaluation practice of future teachers and of teachers. We propose to understand how history undergraduate students and teachers learn to evaluate, considering the dimensions of schooling experiences and, more particularly, the learning about evaluation during their professional training. For the development of the research, we had as theoretical support the work of Tardif (2001) that talks about professional socialization and the elements that constitute the initial training of teachers. We also rely on Pereira and Mendes (2005) who deal with initial training as a space for reflective discussions about the theoretical and ideological assumptions of educational evaluation. In addition, Santos Guerra (2009) was essential for us to discuss the evaluation since, in relation to learning, he refers to the "tattoos in the soul", i.e., the marks left by the experiences of evaluation processes lived and that can last a lifetime. The research approach used was qualitative, as we sought to understand the meanings attributed to schooling, training, and professional performance. To obtain the data, we used as a research instrument online questionnaire applied to 10 history undergraduate students at UFV. In addition, we also carried out a documental survey with the Pró-reitoria de Ensino (PRE) of the UFV in order to obtain data related to the socioeconomic profile of the history undergraduate students. Among the 10 students who answered the questionnaire, one student, one professor and one master's student participated in a narrative interview, at which time they were asked to think about the evaluative processes lived and experienced in their schooling and training paths in the undergraduate course. The research data allowed us to understand that the "tattoos in the soul" were a source of inspiration for a transforming evaluative practice. The data also suggest that future teachers and history teachers learn to evaluate by reflecting on the evaluation processes they have experienced. Furthermore, the data show that there is a strong influence of experienced practice on the reflective practice - reflection in action and on action - they adopt. We conclude that there is a relationship between the knowledge acquired in schooling and the knowledge acquired in professional practice, more specifically regarding the processes of learning evaluation. Finally, we hope that our research can contribute to the debate in the field of teacher education, teaching work, and evaluation in education. In relation to the research participants, our perspective was that, by participating in the research, they would have the opportunity to broaden their view of their professional experiences, re-signifying them, strengthening them, and designing evaluation practices at the service of learning, well-being, and a positive relationship with knowledge. Keywords: Teacher Training. Evaluation of Learning. Learning to Evaluate. Schooling Paths. Professional Performance.
Palavras-chave: Professores - Formação
Avaliação educacional
Aprendizagem - Avaliação
CNPq: Avaliação da Aprendizagem
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: COSTA, Bruno Cabral. Como professores aprendem a avaliar? Dimensões das experiências de escolarização, de formação e de atuação profissional. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28144
Data do documento: 21-Dez-2020
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