Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28173
Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas e desempenho escolar no Brasil
Pedagogical practices and school performance in Brazil
Autor(es): Oliveira, Carmem Frühauf de
Abstract: Os indicadores educacionais quantitativos têm indicado avanço no nível educacional brasileiro nas últimas décadas. No entanto, os indicadores qualitativos evidenciam que o país apresenta elevado déficit em relação àqueles considerados desenvolvidos. Nesse sentido, a literatura denota o nível de qualidade educacional por meio do desempenho discente, que por sua vez é explicado por diversas variáveis, dentre elas a qualidade docente. Na medida em que características observáveis dos professores não tem se mostrado boas preditoras desta qualidade, começou-se a ser analisada a contribuição de cada professor para o desempenho do aluno de forma agregada, ou seja, considerando todas as ações desenvolvidas pelo mesmo. As referidas medidas de valor agregado, apesar de preverem relativamente bem os diferentes níveis de eficiência docente, não explicam o que especificamente faz com que um professor seja considerado qualificado. Assim, através da coleta de informações observadas em sala de aula, os estudos têm utilizado variáveis não observadas dos professores para explicar o nível de qualidade dos docentes. Entre essas variáveis estão as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em sala de aula, que se destacam como precedente da qualidade dos mesmos por representarem o exercício da profissão docente. Diante disso, este estudo tem como objetivo verificar se o conjunto de práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em salas de aula são determinantes do desempenho dos estudantes do 9ª ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2017. Para tal, incialmente, foram construídos três índices de práticas pedagógicas: um com práticas comuns às duas disciplinas, Índice de Práticas Pedagógicas – Geral; e os outros dois com práticas específicas a cada disciplina, Índice de Práticas Pedagógicas – Língua Portuguesa e Índice de Práticas Pedagógicas – Matemática. A estimação econométrica foi realizada através de um modelo hierárquico de três níveis (aluno, professor e escola), o qual foi validado a partir da avaliação dos coeficientes de correlação intra-classe. Os principais resultados demonstram que os professores de Matemática são os que utilizam com maior frequência as práticas pedagógicas presentes nos índices, assim como os professores do Ensino Fundamental utilizam relativamente mais as práticas pedagógicas em sala de aula em relação aos do Ensino Médio. Entre as práticas mais utilizadas estão propor e corrigir dever de casa; estimular os alunos a expressarem suas opiniões e argumentarem; fazer exercícios para fixação de regras e procedimentos; e discutir os resultados e diferentes formar de resoluções. Além disso, os resultados econométricos apontaram que o Índice de Práticas Pedagógicas – Geral apresentou influência positiva sobre o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Por sua vez, no que tange as práticas específicas a cada disciplina, apenas o Índice de Práticas Pedagógicas – Matemática teve efeito positivo significativo. A não significância estatística no caso do Índice de Práticas Pedagógicas –Língua Portuguesa pode ter ocorrido em função do conhecimento sobre tais práticas por alguns professores. Isso porque a falta de conhecimento a respeito da importância e aplicabilidade das práticas é uma das explicações para a menor frequência na utilização das mesmas. Por fim, as conclusões indicam que a utilização de práticas pedagógicas é fundamental para o melhor desempenho dos estudantes. Além disso, é importante enfatizar que a colaboração entre os professores deve ser incentivada e ressaltar a necessidade de que o modelo de avalição do sistema educacional brasileiro seja aprimorado. Isso poderia ser feito através da disponibilização de dados em escala nacional, que incluam observações em sala de aula, para que possam ser feitas recomendações e elaboradas políticas públicas que denotem a importância da utilização de práticas pedagógicas capazes de aprimorar o desempenho dos estudantes. Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Desempenho Escolar. Modelo Multinível.
Quantitative educational indicators have indicated progress in the Brazilian educational level in recent decades. However, the qualitative indicators show that the country has a high deficit in relation to those considered developed. In this sense, the literature denotes the level of educational quality through student performance, which in turn is explained by several variables, including teacher quality. Insofar as observable characteristics of teachers have not been shown to be good predictors of this quality, the contribution of each teacher to the student's performance in an aggregated way began to be analyzed, that is, considering all the actions developed by the same. The aforementioned value-added measures, despite predicting different levels of teaching efficiency relatively well, do not explain what specifically makes a teacher qualified. Thus, through the collection of information observed in the classroom, studies have used variables not observed by teachers to explain the level of quality of teachers. Among these variables are the pedagogical practices used by teachers in the classroom, which stand out as a precedent for their quality because they represent the exercise of the teaching profession. Therefore, this study aims to verify whether the set of pedagogical practices used by teachers in classrooms are determinants of the performance of students in the 9th grade of elementary school and the 3rd grade of high school in Portuguese and Mathematics in the Assessment System of Basic Education (SAEB) in 2017. For this purpose, initially, three indexes of pedagogical practices were built: one with practices common to both subjects, Index of Pedagogical Practices - General; and the other two with specific practices for each discipline, Pedagogical Practices Index - Portuguese Language and Pedagogical Practices Index - Mathematics. The econometric estimation was performed using a three-level hierarchical model (student, teacher and school), which was validated by assessing the intra-class correlation coefficients. The main results show that mathematics teachers are the ones who most frequently use pedagogical practices present in the indexes, as well as elementary school teachers use teaching practices in the classroom relatively more than high school teachers. Among the most used practices are to propose and correct homework; encourage students to express their opinions and argue; do exercises to set rules and procedures; and discuss the results and different form of resolutions. In addition, the econometric results showed that the Pedagogical Practices Index - General had a positive influence on the performance of students in Portuguese and Mathematics. In turn, with regard to the specific practices for each discipline, only the Pedagogical Practices Index - Mathematics had a significant positive effect. The lack of statistical significance in the case of the Pedagogical Practices Index - Portuguese Language may have occurred due to the knowledge of such practices by some teachers. This is because the lack of knowledge about the importance and applicability of practices is one of the explanations for the less frequent use of them. Finally, the conclusions indicate that the use of pedagogical practices is fundamental for the best performance of students. In addition, it is important to emphasize that collaboration between teachers must be encouraged and to highlight the need for the evaluation model of the Brazilian educational system to be improved. This could be done by making data available on a national scale, including classroom observations, so that recommendations and public policies can be made that denote the importance of using pedagogical practices capable of improving student performance. Keywords: Pedagogical Practices. School Performance. Multilevel Model.
Palavras-chave: Prática de ensino
Rendimento escolar
Modelos multiníveis
CNPq: Capital Humano
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia
Citação: OLIVEIRA, Carmem Frühauf de. Práticas pedagógicas e desempenho escolar no Brasil. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28173
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo668,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.