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Tipo: Dissertação
Título: Os recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras: uma abordagem para as pessoas com deficiências visuais
Autor(es): Pinheiro, Alejandro de Campos
Abstract: A presente dissertação apresenta uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com o objetivo de averiguar nas bibliotecas de institutos e universidades federais brasileiras, as ações relacionadas a área de Tecnologia Assistiva que estão sendo realizadas, com uma abordagem direcionada as pessoas com deficiências visuais para satisfazer as suas necessidades informacionais. A participação crescente das pessoas com deficiências visuais nos diversos ambientes e com destaque ao acesso ao ensino superior tem impactado as formas de atendimento, produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias. As bibliotecas universitárias precisam auxiliar esses estudantes de forma a tornar acessível a informação desejada, independente do suporte no qual esteja armazenado. Para as pessoas com deficiências visuais, os recursos de Tecnologia Assistiva tornam-se alternativas para acessarem a informação, que se encontra registrada em livros, periódicos entre outros suportes documentais. O objeto de estudo recai, primordialmente, sobre os recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras para as pessoas com deficiências visuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, que inclui os sites e os documentos publicados pelas bibliotecas de institutos e universidades federais e as publicações de bases de dados e anais de eventos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que abordam estudos de casos sobre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias e as legislações federais brasileiras inclusivas. Foram pesquisados 883 sites de bibliotecas universitárias, nos quais 83 sites informaram a presença de recursos de Tecnologia Assistiva. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas universitárias pesquisadas não possuem ou não informaram a existência de recursos de Tecnologia Assistiva e, consequentemente, não atendem as exigências da legislação inclusiva prejudicando o acesso à informação das pessoas com deficiências visuais. Compreende-se a necessidade de conscientização das instituições públicas sobre a acessibilidade, o que inclui as bibliotecas universitárias, para que haja o cumprimento das legislações inclusivas, a implantação de recursos de Tecnologia Assistiva e a sensibilização e empatia das pessoas e de profissionais, como o bibliotecário, para a construção de uma sociedade inclusiva. Palavras-chave: Tecnologias assistivas. Bibliotecas universitárias. Pessoas com deficiências visuais. Acessibilidade. Inclusão social.
This dissertation presents a descriptive research with a qualitative approach, with the objective of investigating in the libraries of Brazilian federal institutes and universities, the actions related to the Assistive Technology area that are being carried out, with an approach directed to people with visual impairments to satisfy your information needs. The increasing participation of people with visual impairments in different environments and with emphasis on access to higher education has impacted the forms of care, products and services offered by university libraries. University libraries need to assist these students in order to make the desired information accessible, regardless of the medium on which it is stored. For people with visual impairments, Assistive Technology resources become alternatives to access information, which is registered in books, periodicals and other documentary supports. The object of study falls primarily on Assistive Technology resources in Brazilian federal university libraries for people with visual impairments. The methodology used was bibliographic and documentary research, which includes the websites and documents published by the libraries of federal institutes and universities and the publication of databases and annals of events in the area of Library Science and Information Science, which address studies of cases on the use of Assistive Technology resources in university libraries and inclusive Brazilian federal legislation 883 university library sites were surveyed, in which 83 sites reported the presence of Assistive Technology resources. It is concluded that the majority of university libraries surveyed do not have or did not report the existence of Assistive Technology resources and, consequently, do not meet the requirements of inclusive legislation, impairing access to information for people with visual impairments. The need to raise public institutions' awareness of accessibility is understood, which includes university libraries, so that inclusive legislation is complied with, the implantation of Assistive Technology resources and the awareness and empathy of people and professionals, such as the librarian, to build an inclusive society. Keywords: Assistive Technologies. University library. People with impairments visuals. Accessibility. Social inclusion
Palavras-chave: Ciência da Informação - Teses
Bibliotecas - Serviço audiovisual - Teses
Bibliotecas universitárias - Teses
CNPq: Ciência da Informação
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Titulação: Mestre em Ciência da Informação
Citação: PINHEIRO, Alejandro de Campos. Os recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras: uma abordagem para as pessoas com deficiências visuais. 2021. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29126
Data do documento: 26-Fev-2021
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