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Tipo: TCC
Título: Gamificação como ferramenta para o ensino de matemática
Gamification as a tool for teaching mathematics
Autor(es): Silva, Jonas Firmiano da
Abstract: Devido ao sistema tradicional de ensino, que tem o professor como o centro das aulas, há uma grande desmotivação dos alunos para com a aprendizagem matemática. Sendo assim, este trabalho trata da gamificação como uma ferramenta alternativa a este método tradicional de ensino. Assim, a partir de uma revisão de literatura, buscamos compreender como a abordagem pedagógica da enculturação matemática e o reconhecimento do papel da afetividade podem melhorar o interesse e a aprendizagem dos estudantes quando considerados na escola numa atividade gamificada. A gamificação é estudada como ferramenta de modo que, através dos elementos de jogos, pode atuar para que ocorra mudança de protagonismo na sala de aula - do professor para o aluno. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e apresenta duas atividades práticas gamificadas, uma com alunos do oitavo ano do ensino fundamental e outra com estudantes da Universidade Federal de Viçosa. Na atividade com alunos universitários, usamos o software Scratch, um programa de computador no qual se pode desenvolver atividades gamificadas. Dessa forma, pudemos observar ganho pedagógico com o uso da gamificação, desde que os professores tenham capacitação e interesse em aplicá-la. Concluímos que, embora a gamificação não seja a solução para todos os problemas que a educação matemática brasileira enfrenta, ela pode ser uma relevante ferramenta de ensino. Palavras-chave: Jogos. Enculturação Matemática. Ensino de Matemática. Afetividade na Educação.
Due to the traditional teaching system, which has the teacher as the center of the classes, there is a great lack of motivation among students towards learning mathematics. Therefore, this work deals with gamification as an alternative tool to this traditional teaching method. Thus, based on a literature review, we seek to understand how the pedagogical approach of mathematical enculturation and the recognition of the role of affectivity can improve students' interest and learning when considered at school in a gamified activity. Gamification is studied as a tool so that, through game elements, it can act to change the protagonism in the classroom - from the teacher to the student. This is a qualitative research, and presents two gamified practical activities, one with students from the eighth year of elementary school and another with students from the Federal University of Viçosa. In the activity with university students, we used Scratch software, a computer program in which gamified activities can be developed. In this way, we could observe pedagogical gain with the use of gamification, as long as teachers have training and interest in applying it. We conclude that, although gamification is not the solution to all the problems that Brazilian mathematics education faces, it can be a relevant teaching tool. Keywords: Games. Mathematical Enculturation. Teaching Mathematics. Affectivity in Education.
Palavras-chave: Jogos
Enculturação matemática
Ensino de matemática
Afetividade na educação
CNPq: Matemática
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: SILVA, Jonas Firmiano da. Gamificação como ferramenta para o ensino de matemática. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciado em Matemática - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29613
Data do documento: 29-Jul-2022
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