Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30346
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de cônicas e propostas de abordagens do tema no ensino médio
Teaching conics and proposals for approaching the theme in high school
Autor(es): Santos, Fernanda Godoy dos
Abstract: Apesar da importância no ensino de Matemática e no desenvolvimento tecnológico, estudos apontam, que em geral, o estudo das Cônicas ocorre de maneira superficial e com fórmulas decoradas no Ensino Básico, o que dificulta o aprendizado dos estudantes. Visando oferecer práticas diferentes daquelas que vivenciamos no Ensino Básico, apresentamos alguns trabalhos e dissertações sobre o tema e selecionamos três abordagens para construirmos as Cônicas utilizando materiais manipuláveis, tais como, régua e compasso. A partir disso, produzimos três vı́deos ilustrativos com base nas construções selecionadas com o objetivo de inspirar e facilitar o entendimento de professores interessados em aplicá-las em sala de aula. Produzimos também três Planos de Aula sobre a Elipse, Hipérbole e Parábola, utilizando dobradura, que poderá auxiliar na introdução do conteúdo, com o intuito de possibilitar a compreensão das Cônicas como lugar geométrico, com o objetivo de conduzir ao entendimento de sua forma algébrica. Além disso, desenvolvemos um aplicativo no Software R, que apresenta a partir da fórmula geral, a respectiva Cônica. Palavras-chave: Cônicas. Ensino. Software R.
Despite the importance of teaching Mathematics and technological development, studies show that, in general, the study of Conics occurs superficially and with decorated formulas in Basic Education, which makes it difficult for students to learn. In order to offer different practices from those we experience in Basic Education, some works and dissertations on the subject are presented and three approaches are selected to build the Conics using manipulable materials, such as ruler and compass. From this, three illustrative videos are produced based on the selected constructions in order to inspire and facilitate the understanding of teachers interested in applying them in the classroom. We also produced three Lesson Plans on the Ellipse, Hyperbole and Parabola, using folding, which can assist in the introduction of the content, in order to enable the understanding of conics as a geometric locus, in order to lead to the understanding of their algebraic form. In addition, we developed an application in Software R, which presents, from the general formula, the respective Conic. Keywords: Conics. Teaching. R software.
Palavras-chave: Matematica
Geometria
Configurações Unidimencionais
Cônicas
Estudo e Ensino
CNPq: Matemática
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Matemática
Citação: SANTOS, Fernanda Godoy dos. Ensino de cônicas e propostas de abordagem do tema no ensino médio. 2022. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Profissional em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvcaf.2022.007
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30346
Data do documento: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.