Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31278
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas obliteradas: das memórias dos operários, trabalhadores da construção e manutenção do campus da ESAV e UREMG no período de 1922-1969
Obliterated narratives: of the memory of workers, construction workers and campus maintenance and ESAV e UREMG in the period of 1922-1969
Autor(es): Santos, Vanda do Carmo Lucas dos
Abstract: A Universidade Federal de Viçosa completou no ano de 2022, noventa e seis anos de existência. Os registros dessa trajetória se apresentam como produções bibliografias memorialistas e acadêmicas, narrando os meandros de sua história e promovendo a difusão institucional. Desta feita buscamos com nossa pesquisa, problematizar a ausência de parte da comunidade acadêmica, invisibilizada nessas ações de promoção da memória institucional. Os sujeitos pesquisados compõem a categoria de trabalhadores de atividade-meio da universidade, especificamente os operários, segmento da categoria dos técnico- administrativos em educação e pela nomenclatura mais utilizada, ao longo do período analisado, utilizaremos o termo operário para nos referirmos aos trabalhadores da construção e manutenção do campus no período de 1922 a 1969. A pesquisa se deu por análise documental e da história oral a partir da história de vida desses trabalhadores, narradas por eles próprios ou seus descendentes. Encontramos informações sobre a relação de trabalho e seus modos de vida, identificamos características das políticas internas para o grupo, como as classes de alfabetização, cursos profissionalizantes e adoção de medidas higienistas de cuidados de saúde e vícios. Percebemos ações de controle disciplinar rígido, do operário e seus familiares, dentro e fora do canteiro de obras. Constatamos ainda, uma prática de apadrinhamento, espécie de política de favorecimento a uma parte restrita do grupo em detrimento do coletivo, resquícios de práticas colonialistas e instrumento de segregação social e racial. Apuramos que o acesso tardio do grupo à educação formal dificultou a reflexão sobre a própria condição, o que foi alterado somente a partir da organização política do grupo, quando onde houve ascensão interna, conferindo algum protagonismo do grupo no arranjo político institucional. Concluímos que, a presença e atuação desses personagens são percebidas em vestígios físicos ou imateriais, onde propomos, a partir dos resultados da pesquisa e do produto, garantir o registro e a difusão das narrativas garantindo a diversidade dos grupos que compõem a memória coletiva da comunidade universitária. Palavras-chave: Memória. Identidade. Trabalho. Universidade.
In 2022, the Federal University of Viçosa completed ninety-six years of existence. The records of this trajectory are presented as memoirist and academic bibliographical productions, narrating the intricacies of its history and promoting institutional diffusion. This time we sought, with our research, to problematize the absence of part of the academic community, made invisible in these actions to promote institutional memory. The researched subjects make up the category of middle-activity workers at the university, specifically the workers, a segment of the technical-administrative category in education and by the most used nomenclature, throughout the analyzed period, we will use the term worker to refer to the workers of the university. construction and maintenance of the campus from 1922 to 1969. The research was carried out through document analysis and oral history based on the life history of these workers, narrated by themselves or their descendants. We found information about the work relationship and their ways of life, we identified characteristics of the internal policies for the group, such as literacy classes, professional courses and the adoption of hygienist measures for health care and addictions. We noticed actions of strict disciplinary control, by the worker and his family, inside and outside the construction site. We also found a practice of sponsorship, a kind of policy favoring a restricted part of the group to the detriment of the collective, remnants of colonialist practices and an instrument of social and racial segregation. We found that the group's late access to formal education made it difficult to reflect on their own condition, which was changed only from the group's political organization, when there was internal ascension, giving the group some protagonism in the institutional political arrangement. We conclude that the presence and performance of these characters are perceived in physical or immaterial traces, where we propose, based on the results of the research and the product, to guarantee the registration and dissemination of the narratives, guaranteeing the diversity of the groups that make up the collective memory of the community. university. Keywords: Memory. Identity. Work. University.
Palavras-chave: Universidade Federal de Viçosa - História
Universidade Federal de Viçosa - Empregados
CNPq: Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
Citação: SANTOS, Vanda do Carmo Lucas dos. Narrativas obliteradas: das memórias dos operários, trabalhadores da construção e manutenção do campus da ESAV e UREMG no período de 1922-1969. 2022. 247 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.250
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31278
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

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