Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31290
Tipo: Dissertação
Título: A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa
Experimentation in teaching electrochemistry: approaches, potentialities and challenges for meaningful learning
Autor(es): Marçal, Elaine de Oliveira
Abstract: O ensino da eletroquímica nos modos tradicionais, comumente aborda uma série de assuntos tidos como complexos e distantes do contexto cotidiano dos alunos do en- sino médio, portanto, faz-se necessária a utilização de alguns recursos didáticos atra- tivos para deixá-lo mais significativo. Devido às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo, o presente trabalho foi elaborado com o obje- tivo de realizar uma revisão sistemática em artigos científicos que apresentam a ex- perimentação como uma metodologia de ensino, afim de investigar as principais abor- dagens (demonstração, investigação e verificação), potencialidades e desafios encon- trados no uso das práticas experimentais. A seleção da literatura foi realizada através da plataforma Google Scholar® com as seguintes palavras: experimentação e eletro- química. As análises foram realizadas pelo Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). O resultado do estudo serviu de embasamento para desenvolver uma sequência didática, composta de roteiros para aulas práticas, que podem auxiliar o professor em suas aulas de química. Alguns destes roteiros, fundamentado nas teorias pedagógicas de Montessori que defende a utilização de materiais concretos para auxiliar no processo de aprendizado, foram estruturados para permitir que o aluno execute os experimentos individualmente ou em grupo. Para estes roteiros foram elaborados procedimentos, passo a passo, que serviram para a construção de um kit experimental, com materiais de fácil acesso. Mediante análise documental e aplicação piloto, pode-se concluir que a experimentação é uma ferra- menta eficaz para a compreensão de fenômenos que a eletroquímica propõe-se ex- plicar e que as três abordagens analisadas: demonstração, investigação e verificação, dão enfoques diferentes, porém ambas podem favorecer uma aprendizagem signifi- cativa, desde que sua execução seja bem planejada pelo professor. Palavras-chave: Ensino da eletroquímica. Experimentação. MAECC®. Aprendizagem significativa. Montessori.
The teaching of electrochemistry in traditional ways commonly addresses a series of subjects considered complex and distant from the everyday context of high school students, therefore, it is necessary to use some attractive didactic resources to make it more meaningful. Due to the difficulties found in the teaching-learning process of this content, the present work was prepared with the objective of carrying out a systematic review of scientific articles that present experimentation as a teaching methodology, in order to investigate the main approaches (demonstration, investigation and verification), potentialities and challenges found in the use of experimental practices. The literature selection was carried out through the Google Scholar® platform with the following words: experimentation and electrochemistry. Analyzes were performed using the Meta-model of Analysis and Exploration of Scientific Knowledge® (MAECC®). The result of the study served as a basis for developing a didactic sequence, composed of scripts for practical classes, which can help teachers in their chemistry classes. Some of these scripts, based on Montessori's pedagogical theories, which advocate the use of concrete materials to aid in the learning process, were structured to allow the student to carry out the experiments individually or in groups. For these scripts, step-by-step procedures were elaborated, which served to build an experimental kit, with easily accessible materials. Through document analysis and pilot application, it can be concluded that experimentation is an effective tool for understanding phenomena that electrochemistry proposes to explain and that the three approaches analyzed: demonstration, investigation and verification, give different approaches, but both can favor meaningful learning, as long as their execution is well planned by the teacher. Keywords: Teaching of electrochemistry. Experimentation. MAECC®. Meaningful learning. Montessori.
Palavras-chave: Eletroquímica - Estudo e ensino
Eletroquímica - Experiências
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Montessori, Método de educação
CNPq: Química Teórica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Química
Citação: MARÇAL, Elaine de Oliveira. A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.358
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31290
Data do documento: 5-Mai-2023
Aparece nas coleções:Química - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.