Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31577
Tipo: Dissertação
Título: Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental dos alunos egressos da Universidade Federal de Viçosa (1926 a 1969)
Document, history and memory: the importance of preserving the documentary heritage of students who graduated from the Federal University of Viçosa (1926 to 1969)
Autor(es): Pena, Djenane Ferreira
Abstract: O arquivo de uma universidade é guardião de sua memória institucional e, ao longo dessa pesquisa, foi possível perceber a importância de se preservar e disponibilizar para consulta do público em geral documentos que apresentam, de maneira tão significativa, essa memória, fornecendo informações sobre um dos mais importantes braços da universidade: seus alunos. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa foi embasado no vasto e rico acervo institucional do arquivo da Diretoria de Registro Escolar, guardião de parte importante da memória da UFV, no que tange o acervo documental dos alunos egressos, fonte de pesquisa tanto para acadêmicos quanto para a sociedade em geral, pois são capazes de responder a questões pertinentes à História da Educação no Brasil. O arquivo permanente da Diretoria de Registro Escolar da UFV é centenário e, além de conter a documentação dos alunos, tanto ativos como egressos, narra a trajetória da UFV desde o seu primórdio com a ESAV e a UREMG. Este trabalho mostra outro fator de relevância, pois relata a importância de se estudar e propor formas de preservação e indexação dos documentos que compõem o acervo documental do Registro Escolar da UFV, dadas suas características físicas, as informações neles contidas e por serem estas fontes de pesquisa relevantes para aqueles que desejam se debruçar sobre a história da instituição. Mostramos os desafios para a constituição do acervo digital na busca da preservação desse acervo documental. Concluímos demonstrando como o tratamento arquivístico e a digitalização podem solucionar o problema do perigo de se perder parte importante da memória institucional da Universidade Federal de Viçosa no que se refere à documentação de seus alunos egressos e da implantação da instituição em 1926. Palavras-chave: Acervos documentais institucionais. Digitalização de acervo. Preservação da Memória institucional.
The archive of a university is the guardian of its institutional memory and throughout this research it was possible to realize the importance of preserving and making available for consultation of the general public documents that present in such a significant way this institutional memory, providing information about one of the most important arms of the university: its students. In this sense, the research work was based on the vast and rich institutional collection of the archive of the School Registration Board, guardian of an important part of the memory of UFV, with regard to the documentary collection of the graduates students, a source of research both for academics and for society in general, as they are able to answer questions pertinent to the History of Education in Brazil. The permanent archive of the UFV School Registration Board is centennial and in addition to containing the documentation of both active and alumni students, the documentary collection narrates the trajectory of UFV since its beginnings with ESAV and UREMG, and are also able to answer questions pertinent to the History of Education in Brazil. The present work shows another factor of relevance for reporting the importance of studying and proposing ways of preserving and indexing the documents that make up the documentary collection of the UFV School Registry, given their physical characteristics, the information they contain and because these research sources are relevant for those who wish to focus on the history of the institution. We show the challenges for the constitution of the digital collection in the search for the preservation of this documentary collection. We conclude that an archival treatment and digitization can solve the problem of the danger of losing an important part of the institutional memory of the Federal University of Viçosa with regard to its graduates and the implementation of the institution in 1926. Keywords: Institutional documentary collections. Digitization of collections. Preservation of institutional memory.
Palavras-chave: Universidade Federal de Viçosa - Ex-alunos História - 1926-1969
Universidade Federal de Viçosa - Arquivos - Digitalização
Preservação digital
CNPq: Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
Citação: PENA, Djenane Ferreira. Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental dos alunos egressos da Universidade Federal de Viçosa (1926 a 1969). 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.519
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31577
Data do documento: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo9,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.