Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31669
Tipo: Dissertação
Título: A Potência de um devirencontro entre uma escola e o espectro autista: deslocamentos, diferença e inclusão
The power of a devirencounter between a school and the autistic spectrum: displacements, difference and inclusion
Autor(es): Azevedo, Matheus Modesto de
Abstract: A estética deleuzo-guattariana ao nos apresentar o rizoma como um conceito, auxilia-nos a pensar e afirmar a vida como redes de conexões. Nesta dissertação nos valemos do entre como dimensão existencial em que emergem modos de relação, de territórios, de deslocamentos. O encontro entre uma docente e um aprendiz com autismo traça o sentido central de nossos estudos: acompanhar os modos de relação que se constroem na diferença e no cotidiano de uma sala de aula, e como tal relação faz ressonância com as dinâmicas da escola pesquisada. À potência de um devirencontro, nossas investigações se deslizam a fim de produzir ciências outras, desenhando mapas e seguindo processos. Portanto, utilizamos da narrativa cartográfica como ferramenta para construção metodológica. À arte cartográfica, os afetos compuseram traçados que consideraram a potência dos atravessamentos possibilitados por cada encontro, materializando-se em títulos e temáticas distintas. A aposta na imprevisibilidade ao lançarmo-nos no território de pesquisa, com a intenção de participar das significações inscritas no contexto de uma sala de aula junto de uma docente e um aprendiz com autismo, dá abertura a deslocamentos revelando outros sujeitos, dispositivos e movimentos, para além da docência e do aprendiz com autismo. Caos, cais, bifurcações, desencontros, tensões… Devirencontro, talvez seja sobre acontecimento, sobre modos de relações, sobre invenções e produções de escolas costuradas por linhas costumeiras, mas também por outras linhas, outros/as praticantes. Devirencontro são também deslocamentos, diferença, avessos e outros nomadismos. Longe de pontuar conclusões tecidas em verdades ou legitimidades, esta pesquisa ressalta que caracteriza-se como uma dimensão que parece não querer findar-se, apresentar dada. Um pesquisa com inconclusões minúsculas que sublinha a variedade e multiplicidade de acontecimentos e rizomas que parecem apostar no infinito, no não- ter-fim: desvios, criações e outros possíveis. Palavras-chave: Devirencontro. Docência. Autismo. Inclusão. Deslocamento.
Deleuze-Guattari aesthetics, which introduces us to the concept of the rhizome, helps us to think and affirm life as a network of connections. In this dissertation we use the in-between as an existential dimension in which modes of relationship, territories, displacements emerge. The encounter between a teacher and a student with autism traces the central meaning of our study: to follow the modes of relationship that are built in the difference and everyday life of a classroom, and how this relationship resonates with the dynamics of the school under study. In the power of a devirencounter, our research slides to produce other sciences, drawing maps and following processes. This is why we use the cartographic narrative as a tool for methodological construction. To the cartographic art, the affections composed traces that considered the power of the crossings made possible by each meeting, materialised in different titles and themes.Betting on the unpredictability of entering the field of research with the intention of participating in the meanings inscribed in the context of a classroom, together with a teacher and a pupil with autism, opens up displacements that reveal other subjects, devices and movements, beyond teaching and learning with autism. Chaos, quays, bifurcations, disagreements, tensions... Devirencounter, perhaps, is about events, about modes of relationships, about inventions and productions of schools that are sewn by customary lines, but also by other lines, other practitioners. Devirencounter are also displacements, differences, aversions and other nomadisms. Far from punctuating conclusions woven into truths or legitimacies, this research emphasises that it is characterised as a dimension that does not seem to want to end, demarcate and endorse truths. It is a research with minuscule inconclusions that underlines the variety and multiplicity of events and rhizomes that seem to bet on the infinite, on the never-ending: deviations, creations and other possibilities. Keywords: Devirencounter. Teaching. Autism. Inclusion. Displacement.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Professores - Formação
Autismo em crianças
Autistas
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: AZEVEDO, Matheus Modesto de. A Potência de um devirencontro entre uma escola e o espectro autista: deslocamentos, diferença e inclusão. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.579
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31669
Data do documento: 12-Jul-2023
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.