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Tipo: Dissertação
Título: Análise das ações e práticas de um programa de Educação Ambiental e a perspectiva dos sujeitos sociais atendidos
Título(s) alternativo(s): Analysis of actions and practices of an environmental education program and the prospecto of social subjects served
Autor(es): Vieira, Tamara de Barros
Primeiro Orientador: Silva, Neuza Maria da
Primeiro coorientador: Sousa, Júnia Marise Matos de
Segundo coorientador: Fontes, Luiz Eduardo Ferreira
Primeiro avaliador: Mafra, Simone Caldas Tavares
Segundo avaliador: Dias, Marcelo Miná
Abstract: Este estudo pautou-se na necessidade de analisar as ações e práticas de um programa de educação socioambiental, de forma a investigar o nível de envolvimento dos sujeitos sociais atendidos, além de identificar se eles estão tendo atitudes ambientalmente corretas no ambiente doméstico, envolvendo aqueles com quem convivem, além de analisar se o Programa proporciona a melhoria da qualidade de vida aos funcionários. Também pretendeu-se investigar os indicadores de consumo e as metas propostas pelo Programa. Vale ressaltar, que pouco se sabe a respeito de como o Programa está influenciando a vida social (ambiente familiar) e institucional (no trabalho) das pessoas envolvidas, que, no caso, são os funcionários dos prédios públicos. Assim sendo, não existem pesquisas que comprovem seu impacto para os sujeitos sociais envolvidos, ressaltando-se, ainda, mais, a importância deste estudo. Como objetivo geral teve-se a análise de um Programa de educação socioambiental na perspectiva dos usuários, bem como se os indicadores de consumo e as metas propostas estão sendo alcançados. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método de pesquisa exploratória que visa envolver o levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. Também foi adotada a pesquisa descritiva, uma vez que esta tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população. São incluídas neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças dos funcionários públicos da cidade de Belo Horizonte, MG, que trabalham no Sistema Estadual de Meio Ambiente. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, uma vez que a coleta e análise de dados foram realizadas a partir de interações sociais entre o pesquisador e o fenômeno de objeto de estudo. Os dados provenientes do Sistema Integrado de Gestão AmbientAÇÃO foram sistematizados e submetidos à análise estatística descritiva, por meio de gráficos e tabelas, sendo elaborados/compilados modelos estatísticos mais adequados para a análise dos indicadores de consumo na instituição. Na primeira etapa, em uma fase de caráter exploratório, foram levantados dados, documentos, registros fotográficos, além de relatos para construir a história do Programa AmbientAÇÃO. Esta etapa consistiu na rganização, descrição e análise de todas as informações obtidas, visando caracterizar a trajetória de experiências do Programa. Em seguida, aplicou-se uma entrevista estruturada para constatar as expectativas, as percepções, o envolvimento e a satisfação dos sujeitos sociais atendidos pelo Programa AmbientAÇÃO.
This study was based on the need to analyze the actions and practices of a socioenvironmental education program in order to investigate the level of involvement of social subjects treated, and identify if they are taking environmentally friendly actions at home, involving those who live with them, and consider whether the program provides improved quality of life for employees. We also intend to investigate the consumption indicators and targets proposed by the program. It is noteworthy that little is known about how the program is influencing social life (family) and institutional (at work) of the people involved in it, in which case, are the employees of public buildings. Thus, there is no research to show its impact on social subjects involved, emphasizing even more the importance of this study. Main objective was to analyze a program of socioenvironmental education from the perspective of users, as well as consumption indicators and proposed targets are being achieved. In order to achieve the proposed objectives, we used the method of exploratory research that aims to engage the literature and interviews with people who have had practical experience with the problem studied. Also adopt a descriptive, since this is the primary objective description of the characteristics of a given population. Are included in this group research that aims to raise their opinions, attitudes and beliefs of civil servants in the city of Belo Horizonte working in the State System Environment. The research approach was qualitative and quantitative since the data collection and analysis were carried out from social interactions between the researcher and the phenomenon under study. The data from the Integrated Management System Ambiance were systematized and subjected to statistical analysis, using graphs and tables, being prepared / compiled statistical models most suitable for the analysis of consumption indicators in the institution. In the first stage, an exploratory phase, data were collected, documents, photographs, and reports in order to build the history of the Atmosphere Program. This step consisted in the organization, description and analysis of all information obtained in order to characterize the trajectory of experience of the Program. Next, we applied a structured interview to verify the expectations, perceptions, involvement and satisfaction of social subjects covered by the Program Atmosphere.
Palavras-chave: Educação ambiental
Consumo consciente
Meio ambiente
Environmental education
Conscious consumption
Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor
Programa: Mestrado em Economia Doméstica
Citação: VIEIRA, Tamara de Barros. Analysis of actions and practices of an environmental education program and the prospecto of social subjects served. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3362
Data do documento: 29-Mai-2012
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