Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/4210
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conhecimentos e práticas agroecológicos nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) |
Título(s) alternativo(s): | Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs) |
Autor(es): | Oliveira, Jaqueline Rocha |
Primeiro Orientador: | Botelho, Maria Izabel Vieira |
Primeiro avaliador: | Santos, Marcelo Loures dos |
Segundo avaliador: | Civale, Leonardo |
Abstract: | Em geral, estas escolas inserem a Agroecologia no projeto educativo e buscam o desenvolvimento do meio dos estudantes, das famílias e das comunidades, por meio da pedagogia da alternância e da associação locais. Nesta perspectiva, buscamos compreender como os conhecimentos em torno da Agroecologia são inseridos nos meios de vidas destes estudantes e destas famílias. A partir de observações e de entrevistas sobre a vida cotidiana da Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro e da Escola Família Agrícola Puris de Araponga, bem como, dos estudantes e suas famílias, compreendemos que o despertar para a prática agroecológica é influenciado dentre outras questões pelas relações de gênero, pela propriedade da terra, pelas práticas e manejos já realizados pelos pais, pela hierarquia familiar, pelo espaço da unidade produtiva e pelo projeto de vida. Desse modo, é de suma importância destacar as motivações, limitações e perspectivas de construção do conhecimento e da práxis agroecológico que afloram nos jovens estudantes das EFAs. In general, these schools fall Agroecology in its educational project, aiming the development of the means of students, families and communities through the pedagogy of alternation and the local association. In this perspective, we seek to understand how the knowledge around the Agroecology, are inserted into the media lives of these students and families. From interviews and observations in everyday life Family Farm School Serra do Brigadeiro Family School and Farm Puris Araponga, as well as students and their families understand that awakening to agroecological practice is influenced among other things by gender relations by land ownership, practices and managements already made by parents, the family hierarchy, the manufacturing facility space and life project. Thus, it is very important to highlight the motivations, limitations and perspectives of knowledge construction and agro-ecological praxis that emerge in young students EFAs. |
Palavras-chave: | Educação do campo Pedagogia da alternância Agroecologia Meios de vida Rural education Pedagogy of alternation Agroecology Livelihood |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Sigla da Instituição: | UFV |
Departamento: | Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento |
Citação: | OLIVEIRA, Jaqueline Rocha. Agro- ecological Knowledge and Practices in Family Agricultural Schools (EFAs). 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/4210 |
Data do documento: | 4-Jun-2014 |
Aparece nas coleções: | Extensão Rural |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.