Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5877
Tipo: Dissertação
Título: Geometria dinâmica com o GeoGebra no ensino de algumas funções
Título(s) alternativo(s): Dynamic geometry with GeoGebra in the teaching of some functions
Autor(es): Lopes Júnior, Geraldo
Primeiro Orientador: Sabeti, Mehran
Primeiro avaliador: Takahashi, Lucy Tiemi
Segundo avaliador: Pedroso, Kennedy Martins
Abstract: O ensino de funções, por ser um dos alicerces da matemática, ocupa boa parte da grade curricular, principalmente do ensino médio. Uma estratégia que permite agilizar a construção do conhecimento relacionado a este tema é o uso de softwares educativos que oferecem ambientes de geometria dinâmica para visualização gráfica. O GeoGebra é um destes softwares que permite uma abordagem para o ensino de funções propiciando a transição entre as linguagens gráfica e simbólico-algébrica, contribuindo para uma compreensão mais significativa destes conceitos por parte dos estudantes. Ambientes favoráveis para o ensino de funções supre o objetivo principal deste trabalho. Pretende-se aqui, apresentar uma sugestão de estratégia didática sequencial, que facilite o processo de ensino e aprendizagem das funções afim, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica, de forma interativa e dinâmica, com a explanação de alguns de seus conceitos e como estes podem ser apresentados para os alunos, afim de que façam conjecturas sobre estas funções, a partir de suas observações feitas com o programa. É importante reposicionar os mecanismos de ensino da matemática dentro do ambiente tecnológico moderno, usando essas ferramentas didáticas. No desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que o uso do GeoGebra nas aulas de matemática permite um grande avanço no ensino de funções por meio da manipulação de seus respectivos gráficos. Todo o exposto neste trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica e, principalmente, na experiência do autor com seus alunos do ensino médio nos dois setores, público e privado, desde 2006.
The teaching function, as one of the foundations of mathematics, occupies much of the curriculum, especially high school. A strategy that speeds up the construction of knowledge related to this topic is the use of educational software environments that offer dynamic geometry for graphical visualization. GeoGebra is one such software that allows an approach to the teaching of functions enabling the transition between languages graphical and symbolic-algebraic, contributing to a more meaningful understanding of these concepts by students. Environments for teaching functions supplies the main objective. The intention here is to present a suggestion of sequential learning strategy that facilitates the process of teaching and learning functions affine, quadratic, exponential, logarithmic and trigonometric, interactive and dynamic, with the explanation of some of its concepts and how these can be presented to students, so that make assumptions about these functions, from observations made with the program. It is important to reposition the mechanisms of teaching mathematics in the modern technological environment, using these teaching tools. In this development work, it was found that the use of GeoGebra for teaching mathematics allows a great improvement in teaching tasks by manipulating their respective graphs. All exposed in this paper is based on literature, and especially the author's experience with his high school students in the two sectors, public and private, since 2006.
Palavras-chave: Funções
Geometria dinâmica
GeoGebra
Educação Matemática
Functions
Dynamic geometry
GeoGebra
Mathematics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Ensino de Matemática
Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: LOPES JÚNIOR, Geraldo. Dynamic geometry with GeoGebra in the teaching of some functions. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5877
Data do documento: 18-Mar-2013
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf7,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.