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Tipo: Dissertação
Título: Intercâmbios e diálogos entre educação do campo e agroecologia
Exchanges and dialogues between the field and agroecology education
Autor(es): Miranda, Élida Lopes
Abstract: Nas últimas duas décadas, o movimento Nacional da Educação do Campo tem-se afirmado na sociedade brasileira por um conjunto de lutas sociais e práticas educativas em defesa de outro paradigma de educação, escola e projeto: desenvolvimento de campo e de sociedade. Um dos desafios do movimento tem sido o desenvolvimento de práticas educativas que rompam com os modelos de ciência e privilegia o modo de produção capitalista. Na Educação do Campo, a agroecologia enquanto matriz técnico-científica inovadora tem assumido dimensão central nas reflexões e práticas do movimento. Todavia, não foram identificados estudos que aprofundassem especificamente a temática da agroecologia no campo da Educação do Campo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações sociais e as práticas educativas dos Intercâmbios Agroecológicos enquanto experiência educativa de articulação da Educação do Campo e Agroecologia na Zona da Mata de Minas Gerais. Em termos metodológicos, assumiram-se os pressupostos da abordagem da pesquisa qualitativa, envolvendo a conjugação dos procedimentos técnicos da análise documental, observação participante, aplicação de questionário e realização de entrevistas. Este estudo encontra-se organizado em cinco capítulos. O primeiro capítulo aborda o Movimento Nacional da Educação do Campo, e o segundo capítulo versa sobre a constituição do campo agroecológico no Brasil. No terceiro capítulo, apresentam-se os Intercâmbios Agroecológicos em seus princípios, concepções e perspectiva metodológica e, posteriormente, a caracterização dos Intercâmbios Agroecológico na ótica das famílias agricultoras, com destaque para as suas avaliações/considerações sobre os Intercâmbios Agroecológicos. No último capítulo, buscou-se apresentar e analisar as representações sociais sobre agroecologia construídas pelos agricultores dos Intercâmbios Agroecológicos da Zona da Mata de Minas Gerais. No processo de análise das representações sociais, foram localizadas duas lógicas centrais, que orientam a compreensão dos agricultores sobre agroecologia. Uma está ancorada nas noções de diversidade, preservação e redução de insumos agrícolas, em que se identifica uma representação de agroecologia como agricultura sustentável, construída por uma relação agricultor-natureza orientada pelo respeito e cuidado, entre outros. E a representação de agroecologia, compreendida como estilo de vida, na qual, mais que a relação agricultor-natureza, se destaca uma dimensão que envolve as relações dos agricultores entre si e com a sociedade. Na especificidade das representações sociais dos agricultores sobre agroecologia, este estudo revela um conjunto de compreensões e significados que, por sua vez, traz contribuições para ações futuras do movimento agroecológico na região.
In the last two decades, the National Movement of Rural Education has stated in Brazilian society through a range of social struggles and educational practices in defense of another paradigm of education, school design and field development and society. One of the challenges of the movement has been the development of educational practices that break with the models of science based on the capitalist mode of production. Under the Rural Education agroecology as an innovative scientific-technical matrix, has assumed a central dimension in the reflections and movement practices. However, we did not identify studies that specifically deepen the theme of agroecology in the field of Rural Education. The present study was aimed to analyze the social representations and practices of educational exchanges Agroecological as an educational experience articulation of Field Education and Agroecology in the Mata of Minas Gerais State. In methodological terms we assume the assumptions of the qualitative research approach, involving the combination of technical procedures of documentary, bibliographical analysis, participant observation, a questionnaire and interviews. The product of this research was structured into five chapters, the first chapter addresses the National Movement of Rural Education versa and the second chapter of the constitution of agroecological field in Brazil. In the third chapter, we present the Interchange Agroecological in its principles, concepts and methodological perspective, and subsequently the characterization of the optical Exchanges Agroecological farming families especially their assessments/observations on the Agroecological exchanges. In the last chapter, we seek to present and analyze the social representations of agroecology built by farmers of Agroecological exchanges da Mata of Minas Gerais State. In the analysis of social representations process locate two central logics that guide the understanding of farmers about agroecology. An anchored in notions of diversity, conservation and reducing agricultural inputs, we identified a representation of agroecology as sustainable agriculture, built by a farmer-nature relationship guided by respect, care, among others. And another representation of agroecology understood as a lifestyle in which more than the farmer-nature relationship, highlights a dimension which involves the relationship between the farmers themselves and the society. Specificity of social representations farmers about agroecology, our study reveals a set of understandings and meanings that, in turn, brings contributions to future actions of the agroecological movement in the region.
Palavras-chave: Educação do Campo
Agroecologia
Representações sociais
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: MIRANDA, Élida Lopes. Intercâmbios e diálogos entre educação do campo e agroecologia. 2014. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6801
Data do documento: 7-Jan-2014
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