Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/16849
Tipo: Artigo
Título: O PIBID pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas
Autor(es): Neves, Edilaine do Rosário
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Abstract: O objetivo do artigo é analisar o processo de aprendizagem da docência, por parte de estudantes de Pedagogia, ao se inserirem e desenvolverem atividades na escola, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/2012). Para fins deste artigo, tratamos das ações previstas para as licenciandas, no decorrer da participação no Programa; as implicações; as potencialidades e as limitações dessas ações em seus processos de aprendizagem da docência. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, a entrevista semiestruturada, as observações nas reuniões do PIBID e a visita às escolas em que cinco graduandas atuavam. Os dados da pesquisa nos permitiu constatar que a maioria das ações previstas no Subprojeto do PIBID Pedagogia para as licenciandas, apesar de sofrer alterações, se efetivou na prática; as estudantes vivenciaram a escola de forma exploratória e participativa; fizeram-se presentes em reuniões, oficinas e eventos acadêmico-científicos, favorecendo aprendizagens da docência, algumas propiciadas de forma mais intensa (relativas ao contexto educativo, aos alunos e suas características, ao trabalho em equipe, ao lidar com os imprevistos) e outras menos (planejamento do ensino, domínio do conteúdo, modos de ensinar e relacionamento com os alunos).
El objetivo del artículo es analizar el proceso de aprendizaje de la docencia, por parte de estudiantes de Pedagogía, al insertarse y desarrollar actividades en la escuela, por medio del Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (PIBID/2012). Para este artículo, tratamos de las acciones proyectadas para los estudiantes de un curso de formación docente, en el transcurrir de la participación en el Programa; las implicaciones; las potencialidades y las limitaciones de esas acciones en sus procesos de aprendizaje de la docencia. Como instrumentos de recopilación de datos, fueron utilizados el cuestionario, la entrevista semiestructurada, las observaciones en las reuniones del PIBID y la visita a las escuelas en que cinco estudiantes actuaban. Los datos de la investigación nos permitieron constatar que la mayoría de las acciones propuestas en el Subproyecto del PIBID Pedagogía para las estudiantes, aunque haya ocurrido modificaciones, se realizó en la práctica; las estudiantes vivenciaron la escuela de forma exploratoria y participativa; se hicieron presentes en reuniones, talleres y eventos académico-científicos, favoreciendo aprendizajes de la docencia, algunas ofrecidas de forma más intensa (relativas al contexto educativo, a los alumnos y sus características, al trabajo en equipo, al lidiar con los imprevistos) y otras menos (planificación de la enseñanza, dominio del contenido, modos de enseñar y relacionamiento con los alumnos).
This research was developed having as objective to analyze the process of education learning, by students of Pedagogy when inserting and developing activities at school, through the Institutional Program Initiation of Scholarship to Teaching (PIBID/2012). For purposes of this paper, we treat the actions planned by the students during the participation in the Program; implications; the potential and limitations of these actions in its teaching learning processes. As data collection instruments, we used the questionnaire, the semi-structured interviews, observations of the meetings of PIBID and the visit to schools where five graduation students used to study. The survey data allowed us to find that although they have gone under changes, most of the actions set out in Subproject PIBID Pedagogia for students were effective in practice; the students experienced the school of exploratory and participatory way; They were present at meetings, workshops and academic and scientific events, favoring the teaching learning, some afforded more intensely (on the educational context, students and their characteristics, to teamwork, to deal with the unexpected) and other less (concerning the planning of teaching, content matters, ways of teaching and interaction with students).
Palavras-chave: PIBID Pedagogia
Proposições e ações
Aprendizagem da docência
Editor: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7816
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16849
Data do documento: Nov-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo323 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.