Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17812
Tipo: Artigo
Título: Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação
Autor(es): Barbosa, José Márcio Silva
Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Soares, Leililene Antunes
Abstract: O texto visa explorar alguns aspectos que envolvem a pós-graduação (lato sensu) em Gestão Escolar de uma Instituição de Ensino Superior em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação, que surgiu da necessidade de contribuir com a qualificação de gestores escolares em efetivo exercício na rede pública de ensino no sentido de tratar os aspectos teóricos em articulação com a realidade escolar. Face às complexidades e a diversidade de situações que solicitam intervenções diversas por parte do gestor, que lhes são apresentadas para transformação da realidade escolar e qualidade educacional, o objetivo do artigo é abrir ampla discussão sobre experiências e vivências na prática escolar com as quais se deparam. O procedimento metodológico se deu pela abordagem qualitativa, empregando-se a análise bibliográfica da literatura especializada, sendo a tabulação dos dados obtidos feita pela análise de conteúdo e, cujo lócus de investigação tem como referência as atividades desenvolvidas por gestores-cursistas em três salas ambientes virtuais (Introdução a Plataforma de ensino e ao Curso, Políticas e Gestão da Educação e Planejamento e Práticas da Gestão Escolar) do referido curso. Os estudos revelam que o referido Programa permite importantes contribuições aos aspectos teóricos e práticos necessários ao conhecimento, as reflexões e as orientações educacionais que se fazem aflorar as ações dos gestores escolares, atitudes reflexivas e interventivas em âmbito escolar, no que tange ao trato do seu trabalho pedagógico e administrativo, bem como no diálogo para a construção de realidades mais democráticas e qualitativas da rede pública de ensino.
Palavras-chave: Programa Escola de Gestores
Formação continuada e a distância
Sala ambiente virtual
Editor: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8101
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17812
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo284,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.