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https://locus.ufv.br//handle/123456789/18590
Tipo: | Artigo |
Título: | Políticas e Educação Ambiental: o MST como agente potencializador da Educação do Campo |
Autor(es): | Tavares, Philippe Drumond Vilas Boas Mari, Cezar Luiz De |
Abstract: | Este artigo parte do ressuposto que os debates em torno da Educação Ambiental (EA) ganham espaço em um contexto marcado pela
degradação permanente do meio ambiente e pela supremacia da racionalidade produtivista sobre os interesses ecológicos. Entendemos que a EA, mais do que normatização legal, constitui-se como prática cotidiana nos movimentos sociais. Mediante análise documental e bibliográfica, buscamos comparar os princípios da EA produzidos na Zona da Mata Mineira, especificamente dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) - vinculados às práticas sociais como práticas educativas - com as orientações de convenções internacionais. Tratando-se de um ramo da educação, a EA não se desvincula desta, ao passo que necessita transitar entre outras áreas do conhecimento, a fim de embasar melhor suas prerrogativas. A
educação proposta pelo MST visa criar uma identidade dos sujeitos
envolvidos nos conflitos e na temática do movimento. Assim, a
EA assume papel de destaque neste cenário educacional, servindo como instrumento primordial na consolidação de novos saberes
relacionados a um novo modo de produção sustentável. A presente
pesquisa evidencia que as regulações governamentais – leis,
estatutos, os Parâmetros Curriculares Nacionais – apontam
a necessidade de se trabalhar a perspectiva da EA sob um viés
transformador, condição que é oferecida pelo MST em seus
cadernos de formação e materiais afins, de modo a romper com os
paradigmas educacionais relacionados à educação rural e reafirmar os preceitos da Educação do Campo, ressignificando as relações de trabalho no modo de produção agrícola. This paper assumes that the debates around the Environmental Education (EE) gain space in a context marked by the continual degradation of the environment and the supremacy of the productivist rationality of ecological interests. We understand that EA rather than statutory regulation, is constituted as a daily practice in social movements. Through a documentary and bibliographic analysis sought to compare the principles of environmental education produced in the Zona da Mata Mineira, specifically within the Landless Workers Movement (MST) - linked to social practices as educational practices - with the guidelines of the international conventions. In the case of a branch of education, EA is not out of this, while others require a transition between areas of knowledge in order to better ground its prerogatives. The education proposed by the MST aims to create an identity of persons involved in the conflict and the theme of movement. Thus, EA assumes a prominent role in this educational setting, serving as a primary instrument in the consolidation of new knowledge related to a new way of sustainable production. This research shows that government regulations - laws, statutes, National Curricular Parameters - point to the need to work with the prospect of EA under a transformer bias condition that is provided by MST in their notebooks and related training materials so to break with the educational paradigms related to rural education and reaffirm the precepts of rural education, giving new meaning to labor relations in the mode of agricultural production. |
Palavras-chave: | Práticas educativas Movimentos sociais do campo Desenvolvimento sustentável |
Editor: | Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1964 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18590 |
Data do documento: | 15-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
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