Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20093
Tipo: Artigo
Título: O pedagogo e seus espaços de atuação nas representações sociais de egressos do Curso de Pedagogia
Autor(es): Aquino, Soraia Lourenço de
Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
Abstract: Este artigo contempla resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar as Representações Sociais dos egressos do Curso de Pedagogia sobre os espaços educativos formais e não formais de atuação do pedagogo. Esta investigação de caráter qualitativo foi fundamentada por uma pesquisa bibliográfica e empírica envolvendo a participação de pedagogas egressas do Curso de Pedagogia de uma instituição federal de ensino superior. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário. Os resultados apontam para a diversidade dos contextos formais e não formais de atuação do pedagogo, os desafios enfrentados na dinâmica do trabalho desenvolvido, a insuficiência teórica e, sobretudo, prática da formação inicial face às demandas emergentes, havendo, assim um destaque para os saberes da experiência construídos no âmbito da formação continuada. As considerações apontam que a profissão do pedagogo se constitui em identidades diversas e possíveis face às singularidades dos contextos de atuação.
This article includes results of a survey that aimed to identify the social representations of the graduates of the School of Education about the spaces of formal and informal educational activities of the teacher. This qualitative research was supported by a literature and empirical research involving the participation of educators from the School of Education grads of a federal institution of higher education. Data collection was done through a semi-structured interview and a questionnaire. The results show the diversity of formal and non formal action of the educator the challenges faced in the dynamics of work, insufficient theoretical and especially practical training to meet emerging demands and there will an emphasis on the knowledge constructed as part of the experience of continuing education. Considerations suggest that the profession of teacher identity is constituted in different and possible view of the peculiarities of performance contexts.
Palavras-chave: Pedagogia
Formação do pedagogo
Representações sociais
Editor: Educação em Perspectiva
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/205
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20093
Data do documento: Dez-2011
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.