Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/20093
Tipo: | Artigo |
Título: | O pedagogo e seus espaços de atuação nas representações sociais de egressos do Curso de Pedagogia |
Autor(es): | Aquino, Soraia Lourenço de Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer |
Abstract: | Este artigo contempla resultados de uma pesquisa que teve
por objetivo identificar as Representações Sociais dos egressos do Curso de Pedagogia sobre os espaços educativos formais e não formais de atuação do pedagogo. Esta investigação de caráter qualitativo foi fundamentada por uma pesquisa bibliográfica e empírica envolvendo a participação de pedagogas egressas do Curso de Pedagogia de uma instituição federal de ensino superior. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário. Os resultados apontam para a diversidade dos contextos
formais e não formais de atuação do pedagogo, os desafios enfrentados na dinâmica do trabalho desenvolvido, a insuficiência teórica e, sobretudo, prática da formação inicial face às demandas emergentes, havendo, assim um destaque
para os saberes da experiência construídos no âmbito da formação continuada. As considerações apontam que a profissão do pedagogo se constitui em identidades diversas e possíveis face às singularidades dos contextos de atuação. This article includes results of a survey that aimed to identify the social representations of the graduates of the School of Education about the spaces of formal and informal educational activities of the teacher. This qualitative research was supported by a literature and empirical research involving the participation of educators from the School of Education grads of a federal institution of higher education. Data collection was done through a semi-structured interview and a questionnaire. The results show the diversity of formal and non formal action of the educator the challenges faced in the dynamics of work, insufficient theoretical and especially practical training to meet emerging demands and there will an emphasis on the knowledge constructed as part of the experience of continuing education. Considerations suggest that the profession of teacher identity is constituted in different and possible view of the peculiarities of performance contexts. |
Palavras-chave: | Pedagogia Formação do pedagogo Representações sociais |
Editor: | Educação em Perspectiva |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/205 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20093 |
Data do documento: | Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.