Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20844
Tipo: Artigo
Título: Detecção, isolamento e identificação de fungos predadores de nematóides em amostras de solo de diferentes regiões do Brasil
Autor(es): Dias, Waldir Pereira
Ferraz, Silamar
Muchovej, James John
Abstract: Cento e cinquenta amostras de solo procedentes de diferentes regiões do Brasil foram examinadas para se detectar a presença de fungos predadores de nematóides. Obtiveram-se 12 isolados de Arthrobotrys muszjformis, quatro de A. conoides, dois de A. robusta, um de A. thaumasia, um de Monacmsporium gephympagum e um outro isolado de Monacrosporium, que se trata de uma espécie nova. Todos os fungos formam redes adesivas como órgão de captura dos nematóides, exceto a espécie de Monacrosporium ainda não identificada, que o faz por meio de nódulos adesivos.
One hundred fifty soil samples from different regions of Brazil were examined to detect the presence of nematode predaceous fungi. The following fungi were detected in the soil samples: 12 isolates of Arthrobotrys musiformis, 4 A. conoides, 2 A. robusta, one A. thaumasia, one M onacrospori um gephyropagum and another Monacrosporium, an undescribed species. All the fungi produced adhesive nets, except Monacrospori um sp., which capture the nematodes through adhesive knobs.
Palavras-chave: Fungos predadores de nematóides
Solo
Regiões do Brasil
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/2290
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20844
Data do documento: Nov-1995
Aparece nas coleções:Fitopatologia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo258,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.