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Tipo: Dissertação
Título: Novas evidências sobre o efeito da pré-escola nos testes de proficiência do Saeb
New evidences of the pre-school effects in primary education assessment proficiency tests
Autor(es): Reyna, Edi Flores
Abstract: Diversos estudos mostram os efeitos do cuidado e da educação durante a primeira infância no acúmulo de capital humano e nos resultados futuros dos indivíduos, como por exemplo, grau de instrução, estoque de saúde, produtividade e salários. Nesse contexto, o presente trabalho visou verificar o efeito de cursar a pré-escola sobre os testes de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicado aos alunos do quinto ano do ensino fundamental no Brasil. Fornece-se novas evidências sobre o possível efeito da educação infantil na média e ao longo da distribuição das notas dos testes de proficiência, por meio de uma nova estratégia de identificação, baseada em uma estimação de duas etapas, considerando inputs contemporâneos e passados do processo educativo do indivíduo. Para tanto, foram utilizados os bancos de dados de Censo Demográfico de 2010 e o SAEB de 2015. A combinação dos dois bancos de dados foi exequível depois de se definir coortes por características invariantes no tempo, como sexo, raça, UF de residência, ano de nascimento e participação na pré-escola. Na primeira etapa, identificou-se grupos de tratamento e controle por meio do propensity score matching. Em seguida, obteve-se as estimativas de mínimos quadrados ordinários, considerando os pesos obtidos no pareamento. Além disso, estimou-se também uma regressão quantílica não condicional para verificar se o possível efeito da pré-escola varia ao longo da distribuição das notas. Os resultados encontrados corroboram com a hipótese de que cursar a pré-escola possui relação positiva com o desempenho acadêmico nas provas de proficiência em português e matemática dos alunos do 5° ano do ensino fundamental. Com a regressão quantílica, observou-se que há uma maior relação entre frequentar a pré-escola e as notas nos quantis mais altos dos escores do teste do SAEB, cujos resultados podem refletir habilidades cognitivas mais desenvolvidas. Mesmo não sendo possível definir o efeito exato da pré-escola sobre os testes, a estratégia sugerida permite, no mínimo, garantir a existência de uma relação positiva entre as varáveis. O coeficiente médio encontrado para pré-escola representa 9.1% do desvio padrão no teste de português e 10,1% no teste de matemática. Logo, pode-se afirmar que as crianças que frequentam a pré-escola tendem a possuir maior capacidade de adquirir os conhecimentos e habilidades que devem ser desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental.
Several studies show the effects of care and education in the early childhood in human capital accumulation and the individual future outcomes such as educational level, health stock and wage. In this context, this work seeks to verify the effects of pre-school over the Primary Education Assessment (Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB) proficiency tests, applied to elementary school students in 5 th grade in Brazil. It provides new evidences of the possible effects of child education in and along the average test grades distribution through a new identification strategy, based in a two steps estimation, considering contemporary and past inputs of the individual educational process. For this, it was used the 2010 Demographic Census and 2015 SAEB data. The combination of two different data was possible after defining cohorts by time invariants characteristics like sex, race, federation unity (UF), birth year and early childhood participation. In the first stage, was identified control and treated groups by propensity score matching. After, was obtained the OLS estimators considering the parity weight. Furthermore, was estimated an unconditional quantile regression to verify if the possible effects of child education varies in the grades distribution. The results found corroborate the hypothesis that pre-school is positively related in Portuguese and mathematical performance. With the quantile regressions, was observed a higher relationship between pre- school and the grades in higher quantiles of SAEB scores, which can reflect more developed cognitive abilities. Even though it was not possible to define the exact effect of pre-school over the tests, the suggested strategy allows at least guarantee the existence of a positive relationship between the variables. The average coefficient found in pre-school represents 9.1% of the standard deviation in Portuguese test and 10.1% in mathematics. So, it can be affirmed that children who attend pre-school tend to be more capable of acquiring the knowledge and abilities that must be developed in the initial years if elementary school.
Palavras-chave: Educação pré-escolar - Aspectos econômicos
Capital humano
Rendimento escolar
Análise de regressão
CNPq: Economia da Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia Aplicada
Citação: REYNA, Edi Flores. Novas evidências sobre o efeito da pré-escola nos testes de proficiência do Saeb. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24664
Data do documento: 19-Fev-2019
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