Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27331
Tipo: Dissertação
Título: O milagre de uma escola: a fabricação de uma infância em uma instituição revelada pela Virgem Maria
A miracle of a school: the construction of a childhood in an institution revealed by Virgin Mary
Autor(es): Monteiro, Cíntia Castro
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo seguir diferentes processos de subjetivação da infância em uma sala de aula de Educação Infantil, de forma a acompanhar a fabricação da infância no cotidiano escolar. Para tal finalidade, acompanhei uma turma de Educação Infantil, em idade de três anos de uma escola com forte orientação religiosa. No que tange à minha investigação fiz uso de entrevistas não dirigidas a docentes, diretora e fundadoras da instituição e também me inspirei na pesquisa cartográfica, afim de acompanhar as relações cotidianas entre os sujeitos pesquisados. Cartografar é fazer o mapa das intensidades dos encontros no cotidiano; o mapa das conexões, o mapa das composições de força dos dispositivos de subjetivação. Como resultado da pesquisa, percebi que os processos de subjetivação que emergiam nas vivências cotidianas estavam relacionados a práticas disciplinadoras e ao contexto religioso/católico em que a escola foi produzida. A escola pesquisada era animada por dois modelos distintos de “ser professora” e, consequentemente, dois modelos de “ser criança”: um priorizava a liberdade, a criatividade e os momentos brincantes; outro dava ênfase à manutenção da ordem dentro e fora da sala de aula. A importância da conservação destas ordens e do cumprimento das regras circulavam por toda instituição, produzindo assim crianças disciplinadas e submissas. Assim, esta pesquisa nos convida a pensar como diferentes modelos de docência assumidos no cotidiano escolar praticam igualmente diferentes modelos de infância e de educação.
This paper had as its aim to follow different processes of childhood’s subjectivation in a classroom of a Preschool Education, so I could follow the construction of the childhood in the daily school. For this, I followed a classroom of the Preschool Education; they were three years old and studied in a school with a strong religious orientation. About my investigation, I used not directed interviews with teachers, the principal and the founders of the institution. I was also inspired by the cartographic research, in order to follow the daily relations among the ones that I researched. To cartograph is to trace a map of the meeting’s intensity on the daily life; the map of conexions, the map of compositions of power that make the subjectivation’s device. As result, I realized that the processes of subjectivation that emerge from the daily experiences were related to disciplinarian practices and to the religious/catholic context which the school was built. The school researched was composed by two distinctive models of being a teacher and, because of it, two models of being a child: one was made to prioritize the liberty, the criativity and the playing moments; the other one emphasized the maintenance of order in and outside the classroom. The importance of the conservation of these rules and the compliance of them surrounded all the institution, making the children under control and submissive. Yet, this research invite us to think about how different the models of teaching on the daily school also turn out to different models of childhood and education.
Palavras-chave: Educação infantil - aspectos religiosos -Igreja Catolica
Subjetividade
Ambiente de sala de aula
Analise de interação na educação
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: MONTEIRO, Cíntia Castro. O milagre de uma escola: a fabricação de uma infância em uma instituição revelada pela Virgem Maria. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27331
Data do documento: 29-Abr-2019
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.