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dc.contributor.authorDurán Rojas, Elvira
dc.date.accessioned2015-03-26T13:13:08Z
dc.date.available2008-07-17
dc.date.available2015-03-26T13:13:08Z
dc.date.issued2007-12-13
dc.identifier.citationDURÁN ROJAS, Elvira. Evaluation of the commercialization and distribution channels of the brown sugar: a case study in an association. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/2830
dc.description.abstractConsiderando que a transformação da matéria-prima gera valor para os agricultores familiares, além de o Estado de Minas Gerais caracterizar-se pelo bom desempenho do setor canavieiro na produção de cana-de-açúcar, os produtores familiares do município de Visconde do Rio Branco, por tradição, vêm produzindo açúcar mascavo e necessitam fortalecer esse setor. Como um aporte a isso, este trabalho objetivou avaliar as diferentes formas de distribuição do açúcar mascavo pela ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identificando os principais atributos inerentes, as facilidades e dificuldades e propondo alternativas para melhorar a eficiência desse processo. Para isso, nos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva; as técnicas adotadas foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Foram entrevistados: 12 produtores familiares, o presidente da ARPRAM, 28 representantes do mercado atacadista e varejista, além de cem consumidores, para avaliar a aceitação do produto. Como a amostra contou com os principais envolvidos na distribuição de açúcar mascavo, incluindo os consumidores finais domésticos, foi possível identificar os canais atualmente utilizados pela ARPRAM, os principais intermediários inseridos na distribuição do açúcar mascavo e os requisitos exigidos por cada intermediário. Além disso, foram realizadas análises de colorimetria de amostras de açúcar mascavo com parte dos envolvidos na pesquisa, sendo constatado que o açúcar mascavo não possui padronização em termos da cor, o que pode dificultar a distribuição em diferentes nichos de mercado. Com base em tais informações, concluiu-se que os principais canais de distribuição do açúcar mascavo utilizados pela ARPRAM são realizados por intermediários atacadistas e por pequenos supermercados locais, através de vendas diretas. Entre os principais indicadores para que os intermediários aceitem o açúcar mascavo estão a qualidade, o preço, a cor, a confiabilidade na entrega e o volume disponível. Uma possível ameaça para a ARPRAM é a existência no mercado de grandes distribuidores de açúcar mascavo no setor atacadista, conformando suas próprias unidades de produção, razão pela qual a Associação deve-se fortalecer com o trabalho conjunto de seus associados, a organização de sua gestão e a padronização do açúcar mascavo, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThe Visconde de Rio Branco families are producing brown sugar because of their traditions, considering that the transformation of raw materials give grate value for these rural families, however they need to strengthen that economy sector. This research contribute with that purpose, being its principal objective the evaluation of different distribution forms of the brown sugar by the ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identifying the principal attributes inherent, the facilities and difficulties, and in this way proposing alternatives to get a better efficiency of this process. This research was exploratory and descriptive in the methodological procedures, to reach that; the adopted techniques were the bibliographic research and the case study. Was interviewed 12 family producers, the president of ARPRAM, 28 representatives of the wholesale and retail market, besides a hundred of consumer, to evaluate the product acceptation. Finally, was possible to identify the current channels used in the distribution of this product and the requirement of each mediator. A colorimetric analyses was made to the brown sugar samples, which confirm that this product does not have standardization in colour terms, making difficult the distribution to the different markets. Basing on this information can be concluded that the principal distribution channels of brown sugar, used by the ARPRAM, are the mediators and the local small markets through direct sales. The principal approach to accept this product is the quality, the price, the colour, the deliver dependability and the available volume. And a possible threat for ARPRAM is the existence of great distributors in the market of wholesale section, forming their own production units, therefore the Association should strengthen to their associates united work, the organization of its administration and the standardization of this product.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectCanais de distribuiçãopor
dc.subjectAçúcar mascavopor
dc.subjectFamily agricultureeng
dc.subjectDistribution channelseng
dc.subjectBrown sugareng
dc.titleAvaliação de canais de comercialização e distribuição de açúcar mascavo: estudo de caso em uma associaçãopor
dc.title.alternativeEvaluation of the commercialization and distribution channels of the brown sugar: a case study in an associationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Pereira, José Antonio Marques
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787246H6por
dc.contributor.advisor-co2Lírio, Viviani Silva
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763739E6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentospor
dc.publisher.programMestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentospor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpor
dc.contributor.advisor1Perez, Ronaldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763156J5por
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Aziz Galvão da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797493T5por
dc.contributor.referee2Ramos, Afonso Mota
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787801T3por
dc.contributor.referee3Vieira, José Geraldo Vidal
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763976P6por
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