Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/18106
Tipo: | Artigo |
Título: | Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural |
Autor(es): | Queiroz, Mariana Ribeiro Cardoso Hollerbach, Joana D’Arc Germano |
Abstract: | A articulação entre o ensino médio e o ensino profissional brasileiro vem sendo realizada em meio a discussões que ora se pautam pela formação para o trabalho, ora para um ensino de formação geral. No intuito de contribuir para esse debate, este artigo tem por objetivo mapear a formação profissional em nível médio, no município de Viçosa- MG. Pretende-se, ainda, realizar uma breve contextualização da relação do ensino médio com a educação profissional e do incentivo da iniciativa pública para os setores privados. Para realizar esse mapeamento e essa contextualização, foram realizadas entrevistas semiestruturadas além de observação no campo. Por fim, consideramos que esse tema deixa algumas sinalizações, como, a manutenção da dualidade estrutural, a visão de educação profissional ainda como educação para as classes menos favorecidas, e a indicação de que essa modalidade de formação continua sendo muito procurada por aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar um nível superior, embora continuem a desejar esse nível na perspectiva de melhores condições de vida. |
Palavras-chave: | Ensino médio Educação profissional Políticas educacionais |
Editor: | Revista Ibero- Americana de Estudos em Educação |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6861 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18106 |
Data do documento: | Abr-2014 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 57,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.